http://repositorio.unb.br/handle/10482/30738
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_FatoresCondicionantesSaude.pdf | 274,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde : uma revisão integrativa |
Other Titles: | Health conditioning factors work-related to health professors : an integrative review |
Authors: | Leite, Andrea Ferreira Nogueira, Júlia Aparecida Devidé |
Assunto:: | Universidades e faculdades Promoção da saúde Satisfação no trabalho Professores |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO |
Citation: | LEITE, Andrea Ferreira; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 42, e6, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572017000100401&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. Epub May 15, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000010116. |
Abstract: | Objetivo: sistematizar estudos que abordam o tema da saúde dos professores universitários da grande área da saúde e os fatores ocupacionais condicionantes e determinantes de saúde associados, e realizar uma reflexão sobre o tema. Métodos: revisão integrativa descritiva e analítica realizada em bases bibliográficas eletrônicas brasileiras e internacionais, baseada em estudos publicados em português e inglês entre janeiro de 2005 e março de 2016. Resultados: as buscas e as aplicações dos critérios de seleção resultaram na inclusão de vinte estudos (três teses, cinco dissertações e doze artigos). No geral, os estudos apontam que os docentes identificam como aspectos negativos à saúde as condições físicas e psicológicas de trabalho e, como aspectos promotores da saúde, a satisfação com a profissão, envolvendo a produção e o compartilhamento sistematizado de saberes, e o impacto social que suas atividades promovem dentro e fora do ambiente de trabalho. Conclusão: evidências da percepção de docentes universitários da grande área da saúde sobre os seus próprios processos de saúde e adoecimento no trabalho apontam que as esferas pessoais, sociais e institucionais devem atuar conjuntamente para atender as complexas necessidades contemporâneas em saúde. |
Abstract: | Objective: to systematize studies that address the occupational determinants of health of university health professors. Methods: descriptive and analytical integrative review conducted in Brazilian and international electronic databases, based on studies published in Portuguese and English between January 2005 and March 2016. Results: application of the selection criteria resulted in the inclusion of twenty studies (three master dissertations, five doctoral theses and twelve articles). Predominantly, the studies pointed out that professors identify physical and psychological working conditions as negative aspects to health and, as health promoting aspects, the satisfaction with their profession - involving production and systematized sharing of knowledge - and the social impacts that their activities exert in and outside their workplace. Conclusion: evidences of health professors’ perception on their own processes of health and illness at work indicate that personal, social and institutional spheres should work together to meet the contemporary complex health needs. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Licença:: | Revista Brasileira de Saúde Ocupacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572017000100401&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000010116 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.