http://repositorio.unb.br/handle/10482/3079
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_RosaneMariaPioSilva.pdf | 505,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepção de formandos em Ciências Contábeis sobre sua preparação para ingresso no mercado de trabalho : um estudo no âmbito dos cursos do Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Rosane Maria Pio da |
Orientador(es): | Theóphilo, Carlos Renato |
Assunto: | Contabilidade Ensino superior - contabilidade Contabilidade - estudo e ensino Formação profissional - contabilidade Formação do contador Mercado de trabalho |
Data de publicação: | 2008 |
Data de defesa: | 2008 |
Referência: | SILVA, Rosane Maria Pio da. Percepção de formandos em Ciências Contábeis sobre sua preparação para ingresso no mercado de trabalho: um estudo no âmbito dos cursos do Distrito Federal. 2008. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2008. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos formandos na graduação de Ciências Contábeis no Distrito Federal, em relação a sua preparação para inserção no mercado de trabalho caracterizada por eles próprios, bem como identificar quais as deficiências do ensino que afetam esta percepção. Para a execução deste propósito, os formandos das instituições de ensino pública e particulares do Distrito Federal foram consultados, por meio de questionário, aplicado in loco. No questionário, de perguntas fechadas, buscou-se identificar o perfil dos prováveis formandos no 1º. semestre do ano de 2008, em relação a sexo, idade, curso técnico, visão do mercado de trabalho, crença sobre possibilidades de inserção no mercado de trabalho, decisões profissionais e opinião sobre o Exame de Suficiência em Contabilidade. Assim, foi possível verificar que os alunos Técnicos em Contabilidade buscam formação superior nas instituições particulares, os alunos procuram o curso de Ciências Contábeis por entenderem ser uma profissão com boas oportunidades de trabalho, a falta de um programa próprio para a prática contábil é o item que os alunos entendem como maior deficiência do processo de aprendizagem, e de maneira geral eles acreditam serem boas as oportunidades de trabalho. As diferenças no perfil dos alunos das instituições particulares com os alunos da instituição pública se concentram principalmente na autocrítica que fazem quanto a sua dedicação, interesse e desempenho durante o curso de graduação, onde os alunos da instituição pública apresentam maior rigor no processo de auto- julgamento. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this paper is to examine the perception of graduating accounting students in the Federal District, described by themselves, toward their preparation to enter the labor market, as well as to identify which are the teaching deficiencies that may affect this attitude. To accomplish this purpose, graduating students from public and private teaching institutions located in the Federal District were consulted and answered a questionnaire, which was responded in loco. The questionnaire, with closed questions, aimed to identify the profile of the graduating students of the 1st semester of 2008, relating to gender, age, technical courses, labor market overview, beliefs about the possibilities to enter in the labor market, professional decisions and opinion about the Accounting Exam. Thus, it was possible to verify that students with technical courses enter private colleges, students choose Accounting because they think accountant is an occupation with good employment opportunities, the lack of a specific program for the accounting practicing is the greatest problem of the learning process and, in general, they believe there are good job opportunities. The differences in the profiles between students from private institutions and students from the public institution are mainly in their conception about commitment, importance and achievement during the undergraduate course, in which students from the public institution demonstrate more engagement in the self-judgment process. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2008. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.