Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30995
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_RaulMarojaFerreira.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Proposta de aplicação no ensino de funções na educação básica
Autor : Ferreira, Raul Maroja
Orientador(es):: Melo, Antonio Luiz de
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Funções (Matemática)
Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 5-ene-2018
Citación : FERREIRA, Raul Maroja. Proposta de aplicação no ensino de funções na educação básica. 2017. x, 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumen : O ensino de matemática passa por um momento importante de reflexão. Ao passo em que a sociedade e as relações humanas mudam ainda é muito comum perceber que alguns professores de matemática trabalham os conteúdos de forma tradicional. Essa rotina acaba cansando o aluno e faz com que perca o interesse em aprender Matemática. O debate em Educação Matemática é relativamente recente, mas ganha cada vez mais destaque no contexto atual. É necessário se pensar novas práticas para atrair o interesse do estudante do século XXI. As propostas do presente trabalho são: 1. Fornecer subsídios para o professor de matemática na abordagem de alguns conteúdos relacionados ao estudo de funções, seguindo duas propostas amplamente debatidas em Educação Matemática – a História da Matemática e a contextualização do ensino. 2. Fomentar a reflexão sobre as práticas pedagógicas atuais com o amparo da literatura a respeito do tema. 3. Influenciar positivamente o ensino de matemática na educação básica por meio de práticas desafiadoras.
Abstract: Mathematics Teaching is under an important moment of reflection. Meanwhile society and human relations change, it is still very common to realize that Mathematics teachers still work contents in a traditional way. That routine ends up boring students and making them lose interest in learning Mathematics. The debate around Mathematics Education is relatively new, however there is a growing interest around the topic, and it is, then, necessary to think new ways of catching the interest of the student in the XXI century. The proposals of this article are: 1. Provide subsidies for the Mathematics teacher in the way they approach some contents, following two proposals widely discussed in Mathematics Teaching - the history of Mathematics and the contextualization of teaching. 2. Foment the discussion of current pedagogical practices with support of literature related to the topic. 3. Positively influence Mathematics Teaching in primary education through challenging practices.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30995/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.