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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31100
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Title: Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis : análise da atuação dos egressos do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília
Authors: Brito, Márcia Mariana Bittencourt
Orientador(es):: Molina, Mônica Castagna
Assunto:: Educação do campo
Professores - formação
Epistemologia
Política pública
Licenciatura
Issue Date: 29-Jan-2018
Citation: BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2017. 348 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A tese intitulada “Formação de professores na perspectiva da Epistemologia da Práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília” é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. A pesquisa objetivou analisar a contribuição dos egressos para os princípios formativos desenvolvidos no curso de Licenciatura em Educação do Campo e a contribuição dos mesmos para a Política Pública de Formação de Educadores do Campo no Brasil, no sentido de compreender a formação na perspectiva da práxis criativo-revolucionária. Para alcançarmos esse objetivo geral analisamos a Educação do Campo como novo paradigma no cenário educacional brasileiro, pautado pelo debate da questão agrária, em contraposição à Educação Rural e ao modelo da reprodução capitalista para o Brasil. Constatamos que o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, no contexto da regulamentação do Procampo como política de formação de professores, vem apresentando profundos elementos de transformar(ação) pedagógica que têm inovado na Organização e Método do Trabalho Pedagógico (OMTP) e na gestão da educação superior brasileira. Constatamos ainda que no que tange à produção de conhecimento gerada pelos egressos na formação continuada no âmbito da pósgraduação (especialização e mestrado), os mesmos desenvolveram práticas pedagógicas no contexto da Epistemologia da Práxis. Utilizamos os referenciais epistemológicos do Materialismo Histórico Dialético para desenvolver a pesquisa, pautando-nos no desafio de ancorar os métodos de análise científica na realidade brasileira e na práxis. Concluímos que os egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília incorporaram os princípios da proposição inicial realizada pelo Movimento da Educação do Campo no processo de institucionalização na Educação Superior Brasileira, tendo sua prática pautada pela perspectiva crítica emancipadora.
Abstract: The thesis entitled "Training of Educators in the Perspective of the Epistemology of Praxis: An Analysis of the Praxis of Graduates of Licenciatura em Educação do Campo [Field Education Degree] course at the University of Brasília" is the result of the research project developed under the Postgraduate Program in Education at the same university. The aim of the research was to analyze the contribution of the graduates to the training principles developed in the course and their contribution to the Public Policy of Teacher Training focused on Field Education in Brazil, in the sense of understanding education in the perspective of creativerevolutionary praxis. In order to reach this general objective, we analyzed Educação do Campo [Field Education] as a new paradigm in the Brazilian educational setting, based on the debate on the agrarian question, as opposed to Educação Rural [Rural Education] and the model of capitalist reproduction in Brazil. We verified that the course Licenciatura em Educação do Campo of the University of Brasília, in the context of Procampo's regulation as a teacher training policy, has been presenting profound elements of pedagogical transformation (action) that have innovated in the Organização e Método do Trabalho Pedagógico [Pedagogical Work Method and Organization] (OMTP) and in the management of Brazilian higher education. We also found that, regarding the knowledge produced by the graduates in continuing education in the setting of postgraduation (specialization course and master’s degree), they developed pedagogical practices in the context of the Epistemology of Praxis. We used the epistemological references of Dialectical Historical Materialism to develop the research, based on the challenge of anchoring the methods of scientific analysis in Brazilian reality and praxis. We concluded that the graduates of the Course Licenciatura em Educação do Campo of the University of Brasília incorporated the principles of the initial proposal made by Movimento da Educação do Campo [Field Education Movement] in the process of institutionalization in Brazilian Higher Education, based on a critical emancipatory perspective.
Resumen: La tesis titulada "Formación de educadores en la perspectiva de la Epistemología de la Praxis: análisis de la actuación de los egresados del curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad de Brasilia" es el resultado del proyecto de investigación desarrollado en el ámbito del programa de Postgrado en Educación en la misma universidad. La investigación objetivó analizar la contribución de los egresados a los principios formativos desarrollados en el curso de Licenciatura en Educación del Campo y su contribución a la Política Pública de Formación de Educadores del Campo en Brasil, en el sentido de comprender la formación en la perspectiva de la praxis creativo-revolucionaria. Para alcanzar ese objetivo general, analizamos la Educación del Campo como nuevo paradigma en el escenario educativo brasileño, pautado por el debate de la cuestión agraria, en contraposición a la Educación Rural y al modelo de la reproducción capitalista para Brasil. Constatamos que, en el contexto de la reglamentación del Procampo como política de formación de educadores, el curso antedicho viene presentando profundos elementos de transformación (acción) pedagógica que han innovado en la Organización y Método del Trabajo Pedagógico (OMTP) y en la gestión de la educación superior brasileña. Constatamos también que, en cuanto a la producción de conocimiento generada por los egresados en la formación continuada en el ámbito del postgrado (especialización y maestría), los mismos desarrollaron prácticas pedagógicas en el contexto de la Epistemología de la Praxis. Utilizamos las referencias epistemológicas del Materialismo Histórico Dialéctico para desarrollar la investigación, pautándonos en el desafío de anclar los métodos de análisis científico en la realidad brasileña y en la praxis. Concluimos que los egresados del Curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad de Brasilia incorporaron los principios de la proposición inicial realizada por el Movimiento de la Educación del Campo en el proceso de institucionalización en la Educación Superior Brasileña, teniendo su práctica pautada por la perspectiva crítica emancipadora.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES )
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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