http://repositorio.unb.br/handle/10482/31235
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_DéboraResendeBezerra.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A figura de Duchamp em Vila-Matas : de Shandys, Dylans e outras máscaras |
Autor(es): | Bezerra, Débora Resende |
Orientador(es): | Carvalho, Erivelto da Rocha |
Assunto: | Ficção Realidade Literatura espanhola Literatura - crítica e interpretação Vila-Matas, Enrique , 1948 - crítica e interpretação |
Data de publicação: | 15-Fev-2018 |
Data de defesa: | 17-Mar-2017 |
Referência: | BEZERRA, Débora Resende. A figura de Duchamp em Vila-Matas: de Shandys, Dylans e outras máscaras. 2017. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Desde a publicação de seus primeiros livros, o romancista espanhol Enrique Vila-Matas propõe uma literatura de rupturas. O autor, que é hoje um dos mais destacados nomes da literatura espanhola e mundial, teve de enfrentar severas críticas ao optar por seguir o caminho oposto ao da tradição. Ao longo dessa jornada, Vila-Matas evocou em seus textos uma grande quantidade de figuras de escritores e artistas que, assim como ele, sempre estiveram dispostos a romper qualquer limite imposto pelo cânone, sendo Marcel Duchamp uma das mais constantes e relevantes destas figuras. Este trabalho estuda os romances Historia abreviada de la literatura portátil (1985) e Aire de Dylan (2012) a partir da Estética da Recepção. Sob a luz desta teoria, discute-se a relação entre realidade e ficção nas obras do autor e analisa-se como a figura de Duchamp se constitui como uma “figura de relevância”, articulando os diversos níveis textuais do “horizonte de expectativa” da narração. Através do diálogo que Vila-Matas estabelece com obras do artista francês e com as de diversos artistas, o autor propõe reflexões sobre sua própria obra e sobre a história da literatura, convocando o leitor a também desempenhar seu papel nesse jogo, no qual sua experiência e imaginação se tornam as peças que completam estes quebra-cabeças abertos ao público. |
Abstract: | Since the publication of his first books, the Spanish novelist Enrique Vila-Matas proposes a literature of ruptures. The author, who is now one of the most prominent names in Spanish and worldwide literature, has faced severe criticism in choosing to follow the opposite path to tradition. Throughout this journey, Vila-Matas evoked in his texts a great number of figures of writers and artists who, like him, have always been willing to break any limit imposed by the canon, being Marcel Duchamp one of the most constant and relevant figures. This paper studies the novels Historia abreviada de la literatura portátil (1985) and Aire de Dylan (2012) from the Reception Theory. Under the light of this theory, the relation between reality and fiction in the works of the author is discussed and it is analyzed how the figure of Duchamp constitutes as a "figure of relevance", articulating the diverse textual levels of the "horizon of expectation" of the narrative. Through the dialogue that establishes with works of the French artist and several authors, Vila-Matas proposes reflections on his own work and on the history of literature, inviting the reader to play his role in this game, in which his experience and imagination become the pieces that complete these jigsaw puzzles open to the public. |
Resumen: | Desde la publicación de sus primeros libros, el escritor español Enrique Vila-Matas propuso una literatura de rupturas. El autor, que es actualmente uno de los principales nombres de la literatura española y mundial, tuvo que enfrentarse a severas críticas al optar por seguir el camino opuesto a la tradición. A lo largo de este camino, Vila-Matas ha evocado en sus textos una gran cantidad de figuras de escritores y artistas que, como él, siempre estuvieron dispuestos a romper cualquier límite impuesto por el canon, siendo Marcel Duchamp una de las más constantes e importante de estas figuras. Este trabajo estudia las novelas Historia abreviada de la literatura portátil (1985) y Aire de Dylan (2012) a partir de la Estética de la Recepción. A la luz de esta teoría, se analiza la relación entre la realidad y ficción en las obras del autor y la manera como la figura de Duchamp se constituye como una "figura de relevancia", articulando los diversos niveles textuales del "horizonte de expectativas" de la narración. A través del diálogo establecido con las obras del artista francés y otros varios autores, Vila-Matas propone reflexiones sobre su propia producción y sobre la historia de la literatura, invitando al lector a desempeñar su papel en este juego, en el que su experiencia e imaginación se convierten en piezas que completan estos rompecabezas abiertos al público. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.31235 |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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