Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31444
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JussâniaBorgesCorrêa.pdf7,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ecomusicologia no Cerrado : violeiras e violeiros convivendo com a natureza
Autor(es): Corrêa, Jussânia Borges
Orientador(es): Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
Assunto: Ecomusicologia
Meio ambiente
Cerrados
Educação ambiental
Viola caipira
Data de publicação: 14-Mar-2018
Referência: CORRÊA, Jussânia Borges. Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza. 2017. 268 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Viola Caipira e as músicas que a envolvem, do ponto de vista da sua relação com a natureza, a partir dos pressupostos da Ecomusicologia. O objetivo central deste trabalho é pesquisar a relação entre os tocadores de Viola Caipira e o meio ambiente, em algumas regiões do bioma Cerrado no interior do Brasil. Os objetivos específicos destinam-se a levantar e identificar os significados das motivações dos violeiros para interpretarem e comporem um repertório voltado para o meio ambiente, ao lado do esforço para apontar a importância deste estudo na formação da “Ecomusicologia” no Brasil, um campo recente que vem se ampliando e enfatiza o estudo da música, cultura e natureza. A pesquisa se baseia em autores como Titon (2016, 2014, 2013), Allen (2014, 2013), Glanh (2014), Vilela (2013, 2008-2009), Corrêa (2014, 2000), Sardinha (2001), Capra (2002), Ribeiro (2003), Duarte, et al. (2002), Bursztyn, et al. (2002, 2001), Bustamante (2017), Brandão (2008, 2007, 2005, 2004, 2002, 1981), dentre outros. A metodologia utilizada foi uma investigação empírica (entrevistas, observações participantes, materiais registrados em CDs, DVDs, folders, programas de Rádio e TV, sites da internet, redes sociais, encontros culturais), cuja análise qualitativa das fontes convergiu para alcançarmos os objetivos já mencionados. O resultado encontrado aponta que ao lado da destruição do Cerrado existem artistas, violeiras e violeiros conscientes que a devastação deste importante bioma precisa ser denunciada. Ao mesmo tempo, eles concordam que a função social dos artistas da viola é a preservação e divulgação do valor do Cerrado, sendo a Viola Caipira um importante instrumento neste processo.
Abstract: This research has the Viola Caipira (traditional ten-string guitar) and the songs that involve it as its theme, from the perspective of its relationship with nature viewed from presuppositions of Ecomusicology. Thus, the main objective of this work is to investigate the relation between Viola Caipira’s players and environment in some regions of Cerrado biome in Brazil’s countryside. The specific objectives are to raise and identify the meanings of the Viola players’ motivation to interpret and compose a repertoire focused on the environment, along with the effort to point out the importance of this study in the formation of Ecomusicology in Brazil, a recent growing field that emphasizes the study of music, culture and nature. The text discusses authors such as Titon (2016, 2014, 2013), Allen (2014, 2013), Glanh (2014), Vilela (2013, 2008-2009), Corrêa (2014, 2000), Sardinha (2001), Capra (2002), Ribeiro (2003), Duarte, et al. (2002), Bursztyn, et al. (2002, 2001), Bustamante (2017), Brandão (2008, 2007, 2005, 2004, 2002, 1981), among others. The methodology in this work was an empirical investigation (interviews, participant observations, materials recorded on CDs, DVDs, folders, radio and TV programs, internet websites, social networks, cultural meetings), whose qualitative analysis of the sources converged in reaching the objectives mentioned above. The result points out that along with the destruction of the Cerrado, there are artists, viola players, aware that the devastation of this important biome needs to be denounced. At the same time, they agree that the social function of Viola artists is the preservation and dissemination of Cerrado’s value, being Viola Caipira an important instrument in this process.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.