Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31814
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_GeraldoFreireGarcia.pdf6 MBAdobe PDFView/Open
Title: O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável
Authors: Garcia, Geraldo Freire
Orientador(es):: Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto:: Mobilidade urbana
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Sustentabilidade urbana
Issue Date: 10-May-2018
Citation: GARCIA, Geraldo Freire. O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Este trabalho mostra as relações entre a forma da cidade, o uso e a ocupação do solo por um lado e a mobilidade urbano pelo outro, demonstrando que o planejamento integrado da cidade promove a sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental. Os conceitos principais que fundamentam o estudo são o desenvolvimento urbano orientado aos transportes e a captura do valor da terra, sendo que o trabalho verifica sua aplicabilidade na realidade brasileira com indicação de mudanças necessárias na legislação urbana nacional. Este trabalho propõe também uma metodologia de análise da oferta e demanda dos transportes em uma área urbana. Para demonstrar os conceitos e a metodologia são apresentados dois estudos de caso, um para a Estação Shopping do metrô de Brasília e um para a cidade Boa Esperança - MG.
Abstract: This work shows the relationship between city form, land use and occupation on the one hand, and urban mobility on the other, demonstrating that integrated city planning promotes sustainability in economic, social and environmental aspects. The main concepts underlying this study are transit-oriented development and land value capture, wherein the study verifies its applicability in Brazilian reality indicating necessary changes in the national urban legislation. This paper also proposes a methodology for analyzing transport supply and demand in an urban area. In order to demonstrate the concepts and the methodology, two case studies are presented, one for the subway shopping station in Brasilia and one for the city of Boa Esperança – MG.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31814
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31814/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.