http://repositorio.unb.br/handle/10482/3198
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_NuriaAlexandraVintrodeDeus.PDF | 468 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Adulto : aluno infiel ou incompreendido? : aspectos lingüísticos, sociais e afetivos que permeiam o ensino da língua inglesa (LE) para adultos |
Autor : | Deus, Núria Alexandra Vintró de |
Orientador(es):: | Chauvet, Gilberto Antunes |
Assunto:: | Língua inglesa - estudo e ensino - educação de adultos Educação de adultos - aspectos sociais |
Fecha de publicación : | 24-abr-2007 |
Data de defesa:: | 24-abr-2007 |
Citación : | DEUS, Núria Alexandra Vintró de. Adulto: aluno infiel ou incompreendido? : aspectos lingüísticos, sociais e afetivos que permeiam o ensino da língua inglesa (LE) para adultos. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | A presente pesquisa de cunho etnográfico e natureza qualiquantitativa discute os motivos pelos quais alunos adultos cancelam, abandonam o curso de inglês ou por outro lado, permanecem no mesmo. Os informantes de pesquisa se constituíram de quatro turmas de diferentes níveis de proficiência e faixa etária, de um instituto binacional de ensino de língua inglesa. São vários fatores, entre eles socais, lingüísticos e afetivos, que interferem no processo convencional de aprendizagem de LE por parte do adulto. Os professores das turmas acima citadas também foram informantes de pesquisa, visto que a postura do professor também exerce uma forte influência na decisão do aluno adulto continuar ou não no curso de línguas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research, a qualitative and quantitative study, discusses the reasons why adult students cancel or simply withdraw from their English classes, or, on ther other hand, continue the process of learning the language. Four groups of different levels of proficiency and age, from a binational institute were observed by the researcher. When it comes to the adult learning, factors such as cognitive and emotional ones affect the conventional process of learning a foreign language. The teachers were also observed and interviewed once their posture can also influence the students’decision of canceling the course or not. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.