http://repositorio.unb.br/handle/10482/31991
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2018_PatríciaCunegundesGuimarães.pdf | 6,17 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Fotografias de família e cinema documental : lugares de memória das ditaduras civis-militares da América Latina |
Auteur(s): | Guimarães, Patrícia Cunegundes |
Orientador(es):: | Jordan, Susana Madeira Dobal |
Assunto:: | Fotografia Documentários Memória Ditadura militar - Brasil |
Date de publication: | 29-mai-2018 |
Data de defesa:: | 23-fév-2018 |
Référence bibliographique: | GUIMARÃES, Patrícia Cunegundes. Fotografias de família e cinema documental: lugares de memória das ditaduras civis-militares da América Latina. 2018. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Fotografias de álbuns de família podem ser consideradas como memória materializada. Como elas se transformam quando saem do âmbito das lembranças íntimas, das reminiscências, e passam para outra esfera de memória, a do tempo cinematográfico? O uso de fotografias de álbuns de família em documentários sobre mortos ou desaparecidos durante as ditaduras militares na América Latina é recorrente. O fluxo temporal criado a partir dessa associação liberta essas imagens do passado, trazendo-as para o presente. As memórias individuais são, portanto, atualizadas e transformadas em memória coletiva (ou memória do mundo), dentro de contexto histórico revisitado por filhos de mortos ou desaparecidos, como encontramos nos documentários M (Nicolás Prividera, Argentina, 2007), Diário de uma busca (Flávia Castro, Brasil e França, 2011) e Ejercícios de memoria (Paz Encina, Alemanha, Argentina, França, Paraguai e Quatar, 2016). |
Abstract: | Family photo albums can be considered materialized memory. How do photographs transform themselves when taken out of the realm of intimate memories and reminiscences in order to move into another memory scope, that of cinematographic time? The use of family photo albums in documentaries about deceased or missing individuals during military dictatorships in Latin America is recurrent. The temporal flow created from this association of photographs and film release these images from the past, bringing them into the present time. Personal memories are then be updated and transformed into collective memory within a historical context revisited by the children of such deceased or missing individuals, as it is seen in the following documentaries: M (Nicolás Prividera, Argentina, 2007), Diary, letters, revolutions (Flávia Castro, Brazil and France, 2011) and Memory exercises (Paz Encina, Germany, Argentina, France, Paraguay and Quatar, 2016). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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