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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/32000
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Titre: Angústia : um romance construído entre texto e ícone
Auteur(s): Souza, Alan Brasileiro de
Orientador(es):: Barbosa, Sidney
Assunto:: Literatura brasileira
Graciliano Ramos, 1892-1953 - crítica e interpretação
Intermidialidade
Cubismo
Date de publication: 29-mai-2018
Référence bibliographique: SOUZA, Alan Brasileiro de. Angústia: um romance construído entre texto e ícone. 2018. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Este trabalho busca analisar as relações estabelecidas entre a linguagem literária e a linguagem pictórica de cunho cubista no texto do romance Angústia ([1936] 2009) de Graciliano Ramos (1892 – 1953). Para tanto, parte-se do entendimento de que o modo fragmentário em que o olhar do narrador-personagem Luís da Silva articula-se na composição do relato produz homologias estruturais com as técnicas da pintura cubista. Depois de estudarmos o funcionamento dessas técnicas implicadas com o exame do texto e de buscar as relações e os sentidos desses aspectos na estruturação do romance de Graciliano Ramos, chegamos à conclusão de que existe um diálogo intermídia que evidencia a fricção entre traços pictóricos e imagens literárias nas páginas de Angústia. O efeito produzido pela tensão entre literatura e pintura na obra é a singularização do romance como uma peça que, dente tantas outras no Romance de 1930, reflete sobre o contexto da industrialização e da modernização do país nas primeiras décadas do século XX.
Abstract: This dissertation intends to analyze the relations established between the literary language and the pictorial language of Cubism in the text of the novel Angústia ([1936] 2009) by Graciliano Ramos (1892 – 1953). For this purpose, it was assumed that the fragmentary way in that the look of the narrator-character Luís da Silva articulates in the composition of the report produces structural homologies with the techniques of the cubist painting. After studying how these techniques involved with the examination of the text works and finding out the relations and the meanings of those aspects into the structure of Graciliano’s novel we concluded that there is an intermedia dialogue that highlights the friction between pictorial traits and literary images in Angústia pages. The effect produced by the tension between literature and painting in the work is the singularization of the novel as a piece that, among many other in the 30’s Novel, reflects about the industrialization e modernization context of the country in the first decades of the XX century.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32000
Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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