http://repositorio.unb.br/handle/10482/32035
File | Description | Size | Format | |
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ARTIGO_ValidadeClinica.pdf | 268,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Validade clínica |
Other Titles: | Clinical validity |
Authors: | Tavares, Marcelo |
Assunto:: | Validade clínica Avaliação psicológica Psicometria |
Issue Date: | Dec-2003 |
Publisher: | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
Citation: | TAVARES, Marcelo. Validade clínica. Psico-USF, Itatiba, v. 8, n. 2, p. 125-136, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 nov. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712003000200004. |
Abstract: | Desenvolvemos o conceito de validade clínica, contextualizando as limitações de validade dos instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica. Argumentamos que a validade de um indicador na abordagem nomotética é estabelecida no processo de atribuição de significados a ele, que são derivados de sua associação com as teorias e outros indicadores. Este processo de atribuição de significados é fundamentalmente qualitativo, semelhante ao processo de construção teórica. Demonstramos como a validade não é uma propriedade dos instrumentos ou procedimentos, mas do processo de associações qualitativas inferidas com base em relações observadas. Conceituamos a validade clínica mostrando a necessidade de buscar formas de estimar a validade das informações para cada sujeito singular. Apresentamos então critérios para validade clínica, fundamentando-os na articulação das informações que tomam o sujeito, seu contexto e sua história pessoal como parâmetros. |
Abstract: | This paper presents the concept of clinical validity in the context of the limitations in the validity of psychological assessment instruments and procedures. It argues that the validity of an indicator in the nomothetic approach is established in the process of attributing meanings to it, derived from its association with related indicators and theories. This process of attributing meanings is fundamentally qualitative, similar to the process of theoretical construction. It demonstrates that validity is not a property of instruments or procedures, but of the process of qualitative associations inferred from observed relationships. It presents a concept for clinical validity showing the need to search for ways to estimate the validity of information for each subject. The criteria for clinical validity are presented, based on the articulation of information that takes the subject and his or her personal context and history as reference. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712003000200004 |
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