Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32121
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MiltonJonasMonteiro.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sistema logístico reverso para destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos, sob a visão do pensamento sistêmico
Autor(es): Monteiro, Milton Jonas
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Resíduos sólidos - gestão ambiental
Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs)
Logística reversa
Data de publicação: 25-Jun-2018
Referência: MONTEIRO, Milton Jonas Monteiro. Sistema logístico reverso para destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos, sob a visão do pensamento sistêmico. 2017. xix, 230 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A geração dos resíduos sólidos urbanos tem sido um dos grandes problemas em todo mundo. O Brasil, pelas suas peculiaridades, que convergem características de países em desenvolvimento e os desenvolvidos, especialmente com o advento da Lei 12.305/2010, tem avançado e enfrentado desafios na gestão integrada dos resíduos sólidos e consequentemente, na destinação final. Pela própria natureza desses resíduos e dos papéis comumente atribuídos aos órgãos municipais, a gestão integrada é um desafio para todos os municípios. Por isso, o objetivo deste trabalho foi propor um modelo de sistema logístico reverso para subsidiar esses atores nesse processo. Para tanto, foi proposto como objetivos específicos a apresentação do diagnóstico da situação atual no local da pesquisa, consulta das legislações e normas técnicas pertinente ao trabalho; definição dos componentes para o sistema a ser apresentado; identificação das variáveis que afetam os resíduos sólidos urbanos e desenho dos subsistemas de logística reversa para o modelo. Para a realização do diagnóstico da situação atual, tomou-se como referência dados secundários de alguns relatórios já publicados. A elaboração do modelo deu-se sob a visão do pensamento sistêmico, fazendo uso da metodologia Dinâmica de Sistemas, pelo fato de o sistema de RSU se tratar de um sistema intrinsecamente complexo. Para o desenho do Sistema Logístico Reverso e seus respectivos subsistemas utilizou-se duas ferramentas: Diagrama de Laço Causal e Diagrama de Fluxo e Estoques. O modelo proposto, após testes e simulação, mostrou confiável em representar a realidade estudada, por meio das variáveis, processo e componentes definidos.
Abstract: The generation of municipal solid waste has been a major problem worldwide. Brazil, due to its peculiarities, which converge on characteristics of developing and developed countries, especially with the advent of Law 12305/2010, has advanced and faced challenges in the integrated management of solid waste and, consequently, in the final disposal. Due the nature of these wastes and the roles commonly attributed to municipal agencies, integrated management is a challenge for all municipalities. Therefore, the objective of this work was to propose a model of reverse logistics system to subsidize these actors in this process. To this end, it was proposed as specific objectives the presentation of the diagnosis of the current situation at the research site; consultation of the legislation and technical norms pertinent to the work; definition of the components for the system to be presented; identification of the variables that affect urban solid waste and design of the reverse logistics subsystems for the model. In order to carry out the diagnosis of the current situation, reference has been made to secondary data from some reports already published. The elaboration of the model took place under the systemic thinking approach, making use of the Dynamics of Systems methodology, because the MSW system is an intrinsically complex system. For the design of the Reverse Logistic System and its respective subsystems, two tools were used: Causal Loop Diagram and Flow and Stock Diagram. The proposed model, after tests and simulation, showed able in representing the studied reality, through the variables, process and defined components.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.