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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32159
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Title: Modelo de análise do potencial de promoção de centralidade com base em uso do solo, rede de transportes e configuração
Authors: Silva, Rodrigo Augusto Marar Menezes da
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Coorientador(es):: Medeiros, Valério Augusto Soares de
Assunto:: Transportes
Uso do solo
Configuração urbana
Issue Date: 27-Jun-2018
Citation: SILVA, Rodrigo Augusto Marar Menezes da. Modelo de análise do potencial de promoção de centralidade com base em uso do solo, rede de transportes e configuração. 2018. xii, 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A pesquisa procura compreender a articulação entre uso do solo, rede de transportes e configuração (forma urbana) na formação das centralidades urbanas. O objetivo é desenvolver um estudo para verificação do potencial de promoção de novas centralidades em zonas servidas por estações de transporte de massa. A partir da investigação do espaço urbano como um sistema, formado pela interação de fenômenos que se processam nas escalas local e global, as concentrações responsáveis pela estrutura urbana foram investigadas dentro dos conceitos propostos em estudos de natureza econômica, comportamento de viagens e ambiente construído, e de análise configuracional com base nas ferramentas da Sintaxe Espacial. A metodologia aplicada permitiu calcular matematicamente, por meio das regularidades manifestadas na associação de variáveis representativas das três dimensões propostas pela pesquisa, o potencial de geração de viagens de uma determinada zona a fim de identificar áreas no tecido urbano com possibilidade de intensificação de usos e desenvolvimento de novos núcleos de atividades.
Abstract: The research seeks to understand the articulation between land use, transport network and configuration (urban form) in the growth of urban centralities. The main goal is to develop a study to verify the potential of promoting new centralities in areas served by transit stations. From the investigation of the urban space as a system, shaped by global and local phenomena, the concentrations responsible for the urban structure were investigated within the concepts proposed in the studies of economic nature, travel behavior and built environment, and of configurational analysis based on the tools of Space Syntax. The applied methodology allowed to calculate mathematically, through the regularities manifested by the association of variables representative of the three dimensions proposed by the research, the potential of trip generation in a determined zone in order to identify the areas in the urban fabric with the possibility of intensification of uses and development of new activities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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