http://repositorio.unb.br/handle/10482/32183
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PreparacaoAposentadoriaImplantacao.pdf | 460,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Preparação para a aposentadoria : implantação e avaliação do programa viva mais! |
Outros títulos: | Preparing for retirement : implementation and evaluation of the live more! program |
Autor(es): | Murta, Sheila Giardini Abreu, Samia França, Cristineide Leandro Pedralho, Marina Seidl, Juliana Lira, Nadielle de Paula Moura Carvalhedo, Rochelly Karen Moreira Conceição, Ana Carolina da Gunther, Isolda de Araújo |
Assunto: | Aposentadoria Envelhecimento Avaliação |
Data de publicação: | Mar-2014 |
Editora: | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Referência: | MURTA, Sheila Giardini et al. Preparação para a aposentadoria: implantação e avaliação do programa viva mais!. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 01-09, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100001. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever o processo de implementação e avaliação do Viva Mais! – o programa de preparação para aposentadoria (PPA) de uma Universidade pública brasileira. Para tal, utilizou-se um modelo lógico baseado em insumos, produtos, resultados, pressupostos e fatores externos. Treze participantes inscritos foram divididos em dois grupos que receberam 24 horas de intervenção informativa e vivencial durante oito semanas. Os temas basearam-se nos preditores do envelhecimento bem-sucedido. Utilizou-se a análise de conteúdo para interpretar as respostas dos participantes nas entrevistas de avaliação de resultados. Os dados demonstraram que o principal objetivo do programa – promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da Universidade – foi alcançado. |
Abstract: | The aim of this paper is to describe the process of establishment and evaluation of Live More! – the retirement planning program of a Brazilian public university. A logic model based on inputs, outputs, results, assumptions and external factors was used. Thirteen employees were divided into two groups receiving 24 hours of informative and experiential intervention during eight weeks. The topics' selection was based on the predictors of successful aging. Content analysis was adopted to interpret the participants' answers in the evaluation interviews. Results demonstrated that the main goal of the program – to promote workers' well-being, health and quality of life – was achieved. |
Licença: | Psicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100001. Acesso em: 31 out. 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722014000100001 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.