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Título: Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014
Autor(es): Santos, Waldek Batista dos
Orientador(es): Melo, Adriana Almeida Sales de
Assunto: Educação básica
Currículo educacional
Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Data de publicação: 3-Jul-2018
Referência: SANTOS, Waldek Batista dos. Entreolhares dos sujeitos envolvidos no processo de construção do Currículo em Movimento da SEDF 2011 a 2014. 2018. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A pesquisa investiga como se deu o processo de construção do Currículo da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no período de 2011 a 2014, sob os entreolhares dos professores e gestores em atividade na época. Buscou-se, nesta pesquisa, analisar os principais pontos que envolvem essas alterações, dando destaque para reflexões sobre a importância do currículo da educação básica, o seu processo de construção, reelaboração, conceitos, significados e se atende e prepara devidamente o educando. Foi utilizado o método de materialismo histórico dialético. A técnica de coleta e tratamento de dados de pesquisa qualitativa por meio de questionários e entrevistas, envolvendo professores e gestores, seguidos de análises documentais e revisões bibliográficas. A educação escolar e o currículo encontram-se devidamente amparados pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 e pelas demais orientações do Ministério de Educação e Cultura - MEC. Por meio de reflexões e diálogos com professores e gestores de duas unidades de ensino públicas, dos gestores da Regional de Ensino e da Subsecretaria da Educação Básica - SUBEB, foram apresentados as discussões e debates relacionados ao processo de reelaboração, a implementação e a práxis do Currículo em Movimento da Educação Básica no DF (2011 a 2014). Foram avaliadas as participações e articulações envolvendo a comunidade escolar nas discussões e na reelaboração dos projetos relacionados à educação e à escola, bem como constatada a necessidade de mostrar ao docente a relevância do currículo, bem como maior participação na reelaboração envolvendo a comunidade escolar de forma mais democrática, além da necessidade da visibilidade do currículo e da Proposta Política Pedagógica da escola.
Abstract: The research investigates how the process of construction of the Basic Education Curriculum of the Department of Education of the Federal District was carried out, from 2011 to 2014, under the gaze of teachers and managers in activity at the time. In this research, we sought to analyze the main points that involve these changes, highlighting reflections on the importance of the basic education curriculum, its construction process, re-elaboration, concepts, meanings and adequately attending and preparing the student. The method of dialectical historical materialism was used. The technique of collecting and processing qualitative research data through questionnaires and interviews, involving teachers and managers, followed by documentary analyzes and bibliographic reviews. School education and the curriculum are duly supported by the Federal Constitution of 1988, by the Law of Guidelines and Bases of National Education n. 9,394 / 96 and other guidelines of the Ministry of Education and Culture - MEC. Through discussions and dialogues with teachers and managers of two public education units, the managers of the Regional Education and the Subsecretariat of Basic Education - SUBEB, the discussions and debates related to the process of re-elaboration, implementation and praxis of the Curriculum in Basic Education Movement in the Federal District (2011 to 2014). Participations and articulations involving the school community in the discussions and in the re-elaboration of projects related to education and school were evaluated, as well as the need to show the teacher the relevance of the curriculum, as well as greater participation in the reelaboration involving the school community in a way more democratic, in addition to the need for visibility of the curriculum and the School's Policy Proposal Pedagogical.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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