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Titre: O computador como ferramenta de auxílio ao processo projetual da arquitetura : o processo de aprendizagem e o atual uso das ferramentas digitais pelos arquitetos
Auteur(s): Caixeta, Luciano Mendes
Orientador(es):: Silva, Neander Furtado
Assunto:: Arquitetura e tecnologia
Projeto arquitetônico - computadores
Prática arquitetônica
Date de publication: 15-jui-2007
Référence bibliographique: CAIXETA, Luciano Mendes. O computador como ferramenta de auxílio ao processo projetual da arquitetura: o processo de aprendizagem e o atual uso das ferramentas digitais pelos arquitetos. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Este trabalho tem como finalidade investigar a utilização do computador pelos arquitetos no processo de projetação desde a concepção até a sua comunicação ao canteiro de obras, verificando como tem sido o uso das ferramentas do Projeto assistido por computador (Computer Aided Design - CAD). Procurou-se identificar a abordagem usada no aprendizado de CAD e suas conseqüências para a metodologia de projetação na prática profissional. Pesquisou-se o que pensam os profissionais a respeito dos programas de CAD e a influência deles na tarefa do oficio da arquitetura. Verificou-se se os arquitetos estariam utilizando as vantagens que o uso do computador no projeto de arquitetura pode proporcionar desde a concepção do projeto, incluindo experimentação, melhor compreensão dos volumes, formas, texturas, iluminação, sombras, etc; ou se estariam usando o computador apenas para fazer a representação final do projeto. Constatou-se que os profissionais e estudantes estão utilizando o computador e as ferramentas de CAD muito mais para efetivar a documentação dos projetos do que para tomar decisão durante o processo de projetação. Para tanto, aplicou-se questionários por amostragem, realizou-se pesquisas bibliográficas e entrevistas com estudantes de arquitetura da UnB e UCG e com arquitetos, já estabelecidos, de várias faixas etárias e de vários estados brasileiros. A análise dos dados compilados da pesquisa comprovou as hipóteses iniciais, as tendências e as dificuldades dos arquitetos e estudantes enquanto usuários do computador e dos programas gráficos. A sistematização e análise dos dados exigiram uma reflexão sobre os meios e os processos de projetação utilizados. Esperase que esta dissertação, dentro do que ela se propôs, tenha esclarecido como os respondentes pesquisados estão utilizando as ferramentas computacionais e, desta forma, possibilitar que a prática profissional e o aprendizado do projeto nas faculdades de arquitetura se aperfeiçoem. Para incentivar e favorecer o uso do computador na concepção do projeto, é preciso entender o processo de projetação, conhecer as possibilidades dos sistemas CAD e, principalmente, utilizar uma metodologia de ensino de CAD que privilegie o trabalho tridimensional, que permita arriscar e que estimule a experimentação de soluções novas, possibilitando uma análise mais próxima possível da realidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to investigate the use of computer in the architectural projecting from the moment of its conception up to the communication in the place of its execution, regarding the tools encompassed in the CAD (computer aided design) program. The identification of the approach of how CAD is learned and its consequences for the methodology of projecting in the professional practice has been searched. What professionals think regarding to the use of CAD and its influences in the architecture tasks were searched as well. The research investigated if professionals are benefiting themselves of the advantages of the use of the computer in Architecture, from the conception of the projects, including experimenting, better understanding of volumes, forms, textures, lightning, shadows, etc; or if they were only using it for the sake of final representation of the project. We observed that professionals and students use the computer and CAD tools more as means of filing project data than to make decisions during the process of projecting. For this purpose, a sample questionnaire was distributed; bibliographic research was done; students of Architecture of the UnB and of the UCG as well as Architects of a wide age range and from other Brazilian states were interviewed. The analysis of the final results of the research confirmed the initial hypothesis, tendencies and difficulties of the professionals and students while users of computers and of the graphic programs. The systematization and analysis of the data demanded a reflection on the means and the processes of projecting used. We expect that this paper clarifies the initial statements proposed in terms of how the students and professionals interviewed have been using the computer tools, and from this point help to improve the professional practice of projecting and learning of computer skills at the University of Architecture. To encourage and to favor the use of computer in the conception of projecting, it is necessary to understand the process of projecting, to know the possibility of the CAD systems, and, mainly, to use a teaching methodology of CAD which highlights a challenging three-dimensional work, stimulating the experimenting of new solutions towards an analysis as close as possible to reality.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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