Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Silveira, Dimitri Assis | - |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Luiza Pinho | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T11:53:09Z | - |
dc.date.available | 2018-08-16T11:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RÊSES, Erlando da Silva; SILVEIRA, Dimitri Assis; PEREIRA, Maria Luiza Pinho. Educação de jovens e adultos trabalhadores: análise crítica do Programa Brasil Alfabetização. Brasília: Paralelo 15, 2017. 147 p., il. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32425 | - |
dc.description.abstract | A presente obra discute a principal ação do Governo Brasileiro para a alfabetização de
jovens e adultos nos últimos anos, perpassando pelos dois mandatos do ex-presidente Luís
Inácio Lula da Silva (2003-2010) e o mandato da presidenta Dilma Roussef (2011 - 2014). A
política foi batizada de Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e consigo carrega, pelo menos
em príncipio, a marca das pressões exercidas pelos movimentos populares que militam no
campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Busca-se, também, discutir como essa ação se dá no âmbito do Distrito Federal, onde é
nomeada de DF Alfabetizado. Assim como o PBA, ele tem por objetivos principais alfabetizar
jovens e adultos com 15 anos ou mais e garantir aos educandos a continuidade dos estudos
no 1° segmento do Ensino Fundamental (EF).
O texto está dividido em cinco capítulos que buscam dar conta da problemática que
envolve alfabetização de jovens e adultos no Brasil nos últimos anos, representada pelo
Programa Brasil Alfabetizado.
O primeiro capítulo dedica-se a apresentar as preocupações/problematizações
referentes à continuidade dos estudos do público alvo do DF Alfabetizado/PBA. Também
apresentamos de forma mais precisa, quais foram os caminhos metodológicos trilhados para
enfrentar o desafio investigativo, pois os procedimentos metodológicos adotados jogam um
importante peso para que a pesquisa seja realizada com êxito, nos instrumentalizando para
atender o necessário rigor acadêmico e social que essa empreitada exige.
O segundo capítulo é de suma importância para nos dar indícios de como, desde o
início do Brasil, enquanto país “independente” até os dias de hoje, a EJA tem sido tratada
pelo Estado Brasileiro. Portanto faz-se necessário resgatarmos um pouco do histórico da
Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Diante disso, nos propomos a fazer um recorte
histórico sob dois aspectos: 1 - a partir do Brasil Império; e 2 - pinceladas daquilo que julgamos
de maior relevância, como marcos legais (constituições, leis, decretos etc), políticas nacionais
ou experiências populares de alfabetização de jovens e adultos; e 3 - a criação dos Fóruns
de EJA do Brasil que foi a forma de organização encontrada pelos diversos segmentos
constituintes da EJA para canalizar a luta em prol da educação de qualidade para jovens e
adultos. No segundo capítulo ainda tratamos da história da EJA no Distrito Federal (DF) e do
Grupo de Trabalho Pró-Alfebtização - GTPA - Fórum EJA/DF.
O terceiro capítulo é o mais extenso de todos os cinco. É responsável por apresentar
a Educação de Jovens e Adultos no Brasil enquanto Política Pública. Expomos as principais
políticas públicas de EJA, seus dados, números, para só depois apresentar o Programa
Brasil Alfabetizado: sua origem, o cenário político do seu surgimento, formulação, execução
e funcionamento do ciclo 2011/2012, assim como os desafios que ele se propôs a enfrentar.
Porém, não podemos deixar de abordar o surgimento da estrutura própria, dentro do Ministério
18
da Educação (MEC), para tratar da alfabetização de jovens adultos representada pela
Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo (SEEA), que posteriormente veio
a se tornar Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).2
O
capítulo também apresenta as transformações/reformulações sofridas pelo PBA. Aproveitamos
ainda a oportunidade para apontar quais foram e são os posicionamentos dos Fóruns de EJA
com relação à alfabetização e o PBA.
Para fechar este capítulo, retomamos o debate entre o PBA e a continuidade de estudos
dos estudantes egressos do DF Alfabetizado/PBA. O programa é política pública? O que ele
representa no debate do fortalecimento do Sistema Nacional de Educação do país?
O quarto capítulo segue um pouco a estrutura do capítulo anterior, mas pensando a
realidade do Distrito Federal. Quais são as ações desenvolvidas de EJA, quais são os dados
e os números da EJA no DF e principalmente quais são os números e as especificidades do
programa sob a denominação de DF Alfabetizado.
O quinto e último capítulo traz as falas e percepções dos sujeitos da EJA que participaram
do ciclo 2011/2012 do PBA, ou em outras palavras da 1° Edição do DF Alfabetizado. Para
tanto, antes disso, fazemos a caracterização dos sujeitos e das localidades onde as turmas de
alfabetização aconteceram. Vale destacar que os testemunhos dos sujeitos estão presentes
em boa parte do trabalho. Em alguns momentos os depoimentos reforçam o que está expresso
nos gráficos e quadros, em outros contribuem com as análises feitas ao longo do texto.
Por fim, terminamos com as considerações finais da pesquisa e seus apontamentos
que esperamos possam trazer contribuições para o campo acadêmico e, sobretudo, para a
militância política dos movimentos sociais comprometidos com a EJA. Esperamos ainda que
o trabalho possa servir para estimular o debate político entre os diversos sujeitos da EJA
em torno do direito à educação para jovens e adultos. Educação que não é neutra, mas que
deva servir à classe trabalhadora para a superação da sociedade de classes, a sociedade capitalista. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Paralelo 15 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos trabalhadores : análise crítica do Programa Brasil Alfabetização | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelos autores, em 11/08/2018, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Educação de jovens e adultos trabalhadores: análise crítica do Programa Brasil Alfabetização, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|