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2018_MarioGuilhermeSilvaRupf.pdf16,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMalcher, Lucival-
dc.contributor.authorRupf, Mario Guilherme Silva-
dc.date.accessioned2018-08-27T16:06:36Z-
dc.date.available2018-08-27T16:06:36Z-
dc.date.issued2018-08-14-
dc.date.submitted2018-02-28-
dc.identifier.citationRUPF, Mario Guilherme Silva. Análise de desgaste do sistema de engrenagem / rolamento de um redutor via inspeção vibracional e por ultrassom. 2018. xviii, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32468-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractSistemas de acionamentos com redutores são comuns em mineração de modo geral, em especial aplicado a transportadores de correias. No Brasil modelos de manutenção são fortemente adotados, porém a manutenção proativa que visa mitigar e evitar o início de um dano ao componente, ainda é uma concepção inovadora na mineração. No entanto a busca por redução de falhas, redução de custos de manutenção, extensão da vida dos componentes e utilização máxima dos ativos é algo desafiador. Foi apresentado como objetivo principal, correlacionar dados das variáveis monitoradas do redutor e gerar modelos para explicar os comportamentos vibracional e ultrassom. A aquisição dos dados feita semanalmente e tomados simultaneamente no ato da coleta, por um período de aproximadamente 6 meses das: frequências de falhas do rolamento e engrenamento, contaminação, características físico – químicas do óleo, ruídos oriundos de alta frequência, temperaturas, carga do transportador e corrente do motor, foram feitas utilizando técnicas preditivas de manutenção. Após profundo estudo por meio de análises estatísticas apoiado pelo software Excel, com o modelo de regressão linear múltipla, bem como uma avaliação minuciosa utilizando o software Matlab com o modelo de regressão polinomial, foi possível ser comprovado que não existe forte correlação entre as variáveis estudadas. No caso, vibração e ultrassom como variáveis dependentes, como variáveis independentes os dados provenientes da análise de óleo, corrente do motor e temperatura. Comprovado um comportamento aleatório dos valores dos parâmetros analisados, ou seja, os modelos gerados para as frequências de falha e ultrassom como resposta, em pontos de coletas semelhantes, são distintos. Por outro lado, a análise qualitativa por ferrografia analítica caracterizou claramente o tipo de desgaste do engrenamento e rolamento do redutor, o que direciona para soluções desse tipo de modo falha.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de desgaste do sistema de engrenagem / rolamento de um redutor via inspeção vibracional e por ultrassompt_BR
dc.title.alternativeWear analysis of gear system / bearing by vibration and ultrasonic inspectionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordÓleos lubrificantespt_BR
dc.subject.keywordSistema de engrenagempt_BR
dc.subject.keywordElastohidrodinâmicopt_BR
dc.subject.keywordÓleos - análisept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Drive systems with gearboxes are common in general mining, especially applied to belt conveyors. In Brazil maintenance models are strongly adopted, but a proactive maintenance that aims to mitigate and prevent the beginning damage of the part of equipament, which is still an innovative design in mining. Therefore, the pursuit to reduce failures, maintenance costs, extending component life and maximizing asset utilization is challenging. It was presented as the main objective, to correlate data from monitored variables of the reducer and generate models to explain vibrational and ultrasonic behavior. The acquisition of the data was made weekly and taken simultaneously, during approximately 6 months of: frequency of bearing and gearing failures, contamination, physical - chemical characteristics of oil, noises from high frequency, temperatures, belt conveyor load and motor current, it was done using predictive maintenance technical. After extensive study through statistical analysis supported by Excel software, using the multiple linear regression model and using Matlab software with the polynomial regression model, it was possible be proved that there is not strong correlation between variables studied. In that case, vibration and ultrasonic as dependent variables, as independent variables from the oil analysis data, motor current and temperature. A random behavior of the values analyzed parameters was proved, in other word, the generated models to fault frequencies and ultrasonic as response, as similar points monitored, the models are different. On the other hand, the qualitative analysis by analytical ferrography clearly characterized the type of gear and bearing wear, which leads to failure model solutions.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Mecânicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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