http://repositorio.unb.br/handle/10482/32491
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_LennonPedroNoletoFerreira.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O visível além do visível : os espaço e seus desdobramentos na produção do Cavaleiro Azul |
Autor(es): | Ferreira, Lennon Pedro Noleto |
Orientador(es): | Andrade, Miguel Gally de |
Assunto: | Espaço (Arte) Romantismo Espaço (Arquitetura) Pintura - estética Arte - filosofia |
Data de publicação: | 21-Ago-2018 |
Data de defesa: | 15-Mar-2018 |
Referência: | FERREIRA, Lennon Pedro Noleto. O visível além do visível: os espaço e seus desdobramentos na produção do Cavaleiro Azul. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar obras vinculadas ao grupo artístico O Cavaleiro Azul, iniciado em Munique em 1911. Ao interpretar obras e escritos, pretende-se mapear relações poéticas e discursivas que contribuam para uma noção de espaço. Nossa abordagem segue três etapas principais. Primeiramente, tomamos registros de cunho historiográfico como terreno para a abstração. Em seguida, avaliamos questões em torno do romantismo e da subjetividade com vistas a uma exposição crítica. Por fim, apontamos como estes dois temas confluem para uma noção de espaço; também sugerimos como tal noção se estenderá, num nível retórico, ao campo da arquitetura por meio de Walter Gropius. Neste texto, a pintura não é pensada como objeto de crítica, mas como um campo que possibilita exercício filosófico. |
Abstract: | This text analyzes artworks related to the artistic group The Blue Ridder, stablished in Munich in 1911. By interpreting paintings and writings, it’s intended to chart poetic and rhetorical relations in order to pursue a definition of space. The approach goes after three main stages. I firstly assume historical records as a field to discuss the matter of abstraction; then, I consider propositions concerning to romanticism and subjectivity owning to a critical approach; finally, I suggest in which ways both themes might converge to a definition of space; moreover, I also suggest how such notion reaches rhetorically architecture through Walter Gropius. This thesis doesn’t assume paintings as na object to the critics, but a field in which philosophical inquiry is possible. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018. |
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