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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/32718
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Titre: Uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central pelos estudantes indígenas da UnB
Auteur(s): Quispe Supo, Julia Judith
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Biblioteca digital
Universidade de Brasília. Biblioteca Central
Estudantes universitários - Brasília (DF)
Estudantes indígenas
Competência informacional
Date de publication: 28-sep-2018
Référence bibliographique: QUISPE SUPO, Julia Judith. Uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central pelos estudantes indígenas da UnB. 2018. 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso das bibliotecas digitais da Biblioteca Central (BCE) pelos estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB). Para tal fim, possui como objetivo geral identificar e analisar o uso das bibliotecas digitais da BCE pelos estudantes indígenas da UnB, precisamente na realização das atividades acadêmicas e de pesquisa. Os objetivos específicos foram: identificar os perfis acadêmicos dos estudantes indígenas da UnB; levantar as competências informacionais dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais da BCE/UnB; identificar se esses estudantes conhecem as bibliotecas digitais da BCE/UnB; verificar como eles utilizam as bibliotecas digitais da BCE/UnB em suas atividades acadêmicas e de pesquisa; identificar possíveis dificuldades dos estudantes indígenas no uso das bibliotecas digitais da BCE/UnB. Este estudo é de natureza teórica, exploratória e descritiva. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, não experimental e de cunho etnográfico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários e, em seguida, submetidos à análise estatístico e análise de conteúdo. A população do estudo foi constituída por estudantes indígenas matriculados na Universidade de Brasília, definida a partir da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados mostram que; os estudantes indígenas acessam às bibliotecas digitais, porém, a frequência é mínima. O estudo evidencia também; que a maior parte dos estudantes prefere acessar às informações por meio de formato impresso, isto porque a maior parcela dos entrevistados manifestou possuir dificuldades para interagir com as plataformas das bibliotecas digitais, sobretudo no início dos estudos. Porém, os estudantes relataram que as bibliotecas digitais são ferramentas que favorecem o desenvolvimento das pesquisas e dos trabalhos acadêmicos, notadamente pelo conteúdo disponível gratuito e atualizado. Eles possuem uma percepção positiva dessas plataformas, independentemente das dificuldades que para acessá-las. Além disso, observou-se que, para acessar às informações, esses estudantes utilizam telefone celular, computador, notebook e tablet. Por fim, é possível dizer que os estudantes indígenas possuem uma limitada cultura tecnológica, mesmo que tenham se apropriado de diversos tipos de tecnologias. Em relação ao comportamento informacional, embora o estudo mostre que eles estão influenciados pela modernidade, quando buscam informações para satisfazer suas necessidades de informação acadêmica e científica, as bibliotecas digitais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília não são prioridade, pois preferem acessar o Google.
Abstract: The main goal of this research is to study the use of digital libraries of the Biblioteca Central (BCE) by the indigenous students of the University of Brasilia (UnB) in order to identify and analyze the use of the digital libraries of the BCE by the indigenous students of the UnB who carry out academic and research activities. The specific objectives of this research are on the one hand, to identify the academic profiles of the indigenous students at UnB, and, on the other hand, to evaluate their informational skills when using BCE's digital libraries. The purpose is to identify whether indigenous students are familiar with the BCE digital libraries and analyze if they do carry out academic and research activities; identifying their probable difficulties. This study has a theoretical, exploratory and descriptive framework. From the methodological point of view, this is a qualitative and quantitative, non-experimental and ethnographic approach. Data were collected through interviews and questionnaires and then put under content analysis. The population of this study was comprised by indigenous students at UnB, defined by the technique of non-probabilistic sampling for convenience. The results show that indigenous students do access digital libraries but the frequency is minimal, the results also show that most of them prefer to access information through printed format because, as they stated, they have difficulties when interacting with digital library platforms, especially when they just start as undergraduate students. However, students reported that digital libraries are tools that favor the development of research and academic work because the content is freely available and up-todate. They have a positive perception of these platforms, regardless the difficulties they may face when accessing them. Additionally, it was noted that in order to access the information they use their cell phones, computers, notebooks and tablets. Finally, we can conclude that although indigenous students at UnB use different types of technological tools and their informational behavior is influenced by modernity, they have a limited technological culture taking into account that digital libraries of the BCE are not a priority since they just prefer to access google when they are looking for information to satisfy their needs for academic and scientific information.
Resumo em outro idioma: LITSOTAKANAA : ikadzekatakapewa indionai pakadzekakawa brasiliriko, akanhetsa kadzo, liriokapidzo liapiñhetakana phiome pakapakaro koameka liprikana lhihe papera iarodape koameka naosarikani nhaha ikadzekakapewa nha indionai ayaha pakadzekakarodaliko brasiliariko; pheretaka likaipekana nhaha ikadzekatakapewa indionai pakapakaro tsakha koameka naosarikanai nhaha lhihe linakoapanina lhiehe papera iaroda phiome nha idanakape liwawaliko lhihe papera iarodape nadanakadako nhette napesquisarikadanako nhaha nadenhikalenai; nhette, papakaro tdakha koaka nha lhiarapittinakali nalhio nhaha ikadzekatakakapewa nhaha indionai lirikoda lhiehe paperanai iaroda makinai inakhetti adali ayaha brasialiko. Lhiehe ikadzekatakakhetti pakapanida lhianakhiite lhiehe likatepekanadzodali, padanida pakoamitsa. Pakapanida patthi iyo kanhetsa lidenhikana inakhitte, likaitepe apada lidnhikana nakhotte padananida nhte pattathetanida phemawa, karodalitsa pawanida nakhitte kadzomitha linakoapaninakhitte. Nhaha lidenhikanaa lhiatakanakani kadzoaha pattatheta phemawa nainai nhetedali pawaketani pakapakaro koamekani kadzo liakonadzo. Nhaha liminanai lhihe idenhikhetti inoka nanakhitte nhaha ikadzekatakapewa indionai aperi ayaha padakaroda brasiliariko. Pakatenida kadzoaha liñhatakanadzo karodalitsa pakañhataka phiome mhitha koamekatsa. Linakhitte lhiehe ikadzektakakhetti liñhata pakapa koameka nadenhika naha indionai ikadzakakapewa koameka naosarika lhiehe papera iaroda. Neeni, karotsa pakapamitha kadzaonha tsotsa mesta lhihe idenhikhtti pakapaka nha idanakape namaka pnhaka naosarika kadzonha paperani inakhitte tsotsa pha linakhitte lhiehe walidali panheka paosarikaro lhihe papera iaroda, neni manope pha nhaha ikaitepekape nalhioka lhihe lhirapittinaka naosarikadanako lhiehe papera iaroda kadzokaro nakaiteka lhienhe pakadzekatakakapani pandzadali. Nalhio lhihe nakapawa koameka mitha naosarikani mherapitinaka phatsa pakoakatsa phioma kadzo thanha nawapinhetakapidzo pakkoakatsa apadenitsatsa mitha. Nhette nakapatsakha kadzoaha neni karo mitha, nhaha ikadzekatakakapewa naosarika nhaha iñami hiwida penao kadzo phiome paha apadaw nattaitakaro nedenhika nha nadenhikalenai pakoakatsa. Nhette linhakhitte lhiehe koamrkaro pakapaka nhaha iakoattinai, kadzo linhatakapidzo lhiehe idenhiketti nenei hore kadzoanha pandza dapedzo neni manope lhihe lipoadzaka pandzadape. Kadzonha pamaka pedzo panheka lhiehe limhakana nhette likaitepkana nalhio nha idanakaape ayanha brasiliko metsa karoka nama kadzo, nenei namaphaka lhiehe google.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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