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Título : Jovens negras no ensino médio público e privado no DF : um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo
Autor : Cintra, Éllen Daiane
Orientador(es):: Weller, Wivian
Assunto:: Relações étnico-raciais
Educação - relações raciais
Negros - educação
Mulheres negras - educação
Fecha de publicación : 28-sep-2018
Citación : CINTRA, Éllen Daiane. Jovens negras no ensino médio público e privado no DF: um estudo comparado e interseccional sobre suas vivências e percepções do racismo. 2018. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e no âmbito do Grupo de Pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude. Analisa através de uma análise comparada e interseccional dos discursos de jovens negras no ensino médio em uma escola pública e uma escola particular no Distrito Federal, como o racismo e a discriminação se articulam na construção das relações sociais dentro e fora da escola. Este olhar parte da raça, gênero e classe como conceitos e ferramenta metodológica para compreender a relação dessas jovens com a cidade e a família, sua trajetória escolar, as experiências de racismo e discriminação dentro e fora da escola, as relações entre classes sociais e suas perspectivas de futuro. A pesquisa empírica contou com a realização de cinco grupos de discussão e a reconstrução destas informações com base no Método Documentário, que se encontra na Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim. Buscou-se compreender e comparar as orientações coletivas das jovens no que concernem suas perspectivas em relação ao preconceito e ao racismo e as estratégias adotadas no enfrentamento das discriminações. Concluímos que a discriminação e o racismo afetam as jovens negras e suas relações sociais e que as escolas têm papel representativo na reprodução destes processos. Ressaltamos o potencial transformador da educação e das ferramentas educativas que corroboram com a educação e a prática antirracista.
Abstract: The present dissertation was developed in the Comparative Studies in Education (ECOE) research area of the Graduate Program of the School of Education of University of Brasília and within the research Group GERAJU - Generations and Youth. Through a comparative and interseccional analysis of the discourses of black young females in a public and a private high school, it analyzes how racism and discrimination are articulated in the construction of social relations inside and outside school. This look considers race, gender and class as concepts and an analytical tool to understand their relationship with the city and the family, their school trajectory, experiences of racism and discrimination inside and outside school, relationships between social classes and prospects for the future. The empirical research consisted of five discussion groups and the reconstruction of this information was based on the Documentary Method, which is part of the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim. The aim was to understand and compare the collective orientations of these young women regarding their perspectives in relation to prejudice and racism and the strategies adopted to fight discrimination. We conclude that discrimination and racism affect black girls and their social relationships and that schools have a key role in the reproduction of these processes. We emphasize transformative potential of education and the educational tools that corroborate with antiracist education and practice.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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