http://repositorio.unb.br/handle/10482/32734
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2018_EuniceNóbregaPortela.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | As representações sociais dos alunos dos cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília sobre o trabalho docente |
Authors: | Portela, Eunice Nóbrega |
Orientador(es):: | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto:: | Representação social Trabalho docente Licenciatura |
Issue Date: | 27-Sep-2018 |
Data de defesa:: | 28-Mar-2018 |
Citation: | PORTELA, Eunice Nóbrega. As representações sociais dos alunos dos cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília sobre o trabalho docente. 2018. 292 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar as representações sociais dos estudantes dos cursos presenciais de licenciatura da UnB sobre o trabalho docente e tem como objetivos específicos: Identificar as representações sociais dos estudantes sobre o trabalho docente; verificar se os estudantes das licenciaturas pretendem exercer a docência quando da conclusão de seus cursos; analisar as possíveis variações de representações de trabalho docente entre estudantes de ciências humanas e ciências exatas e analisar a representação do trabalho docente na perspectiva da realidade objetiva dos licenciandos da UnB. Para alcançar tais objetivos recorremos às hipóteses teóricas de Moscovici (1961; 1971) e Jodelet (2005) as quais apresentam mesma matriz teórica, que compreendem a representação social de uma modalidade de conhecimento gerada, primeiramente, da experiência cotidiana dos sujeitos, do senso comum, da relação deles com o mundo. A partir dessas referências o sujeito age, orienta sua ação, interpreta e age sobre a realidade. As representações sociais emergem não apenas como uma forma de compreensão de um objeto particular, mas, ao mesmo tempo, também como uma configuração em que o sujeito ou o grupo alcançam a capacidade de definição de identidade, consideradas como modelo de representações, e com elas proclamam valor simbólico. O estudo empírico foi dividido em 4 partes: Na primeira, apresenta-se o perfil dos licenciandos; na segunda, as Representação e identidade profissional; na terceira Etapa: Percepção sobre o Trabalho Docente e na quarta, as representações sociais dos licenciandos sobre o trabalho docente. Os dados foram coletados por meio do teste de evocação livre de palavras, questionários e entrevistas. Com o uso do software EVOC foi possível a elaboração do núcleo central e periféricos das representações sociais, a partir da concepção de Abric (1994;1998). Realizou-se a análise dos dados a partir dos pressupostos da teoria das representações sociais com base principalmente, em Moscovici, Jodelet e Abric, e com alguns elementos do materialismo dialético, demandados e requeridos pelo objeto da pesquisa. Os dados revelam que as representações sociais dos estudantes revelam indicativos da identidade (ou não) com o curso. Encontra-se algo consenso entre o grupo de que o curso de licenciatura forma profissionais para o trabalho docente. No entanto, há contradições que demonstram a construção cognitiva dos sujeitos que revelam que representam o trabalho docente, manifestando divergência que marcam o entendimento do sujeito que é professor; outros com o trabalho e outros que juntam o sujeito e a profissão. Acredita-se existir uma crise de identidade ambivalente, que se revela na experiência de apresentar pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas em relação ao curso e à profissão. Quanto à percepção dos estudantes sobre o trabalho docente, os licenciandos, embora admitam a importância do trabalho docente, os dados revelam as contradições internas entre o grupo. As representações sociais comunicadas e compartilhadas pelos licenciandos é de um trabalho aonde os salários são baixos salários; há intensificação do trabalho, mal remunerado, pelo que se faz e o tempo gasto para realizá-lo; excesso de trabalho (preparação e execução); baixo status social; condições precárias de trabalho; precariedade da profissão e das condições materiais de subsistência; redução do poder aquisitivo e de consumo de bens e serviços; falta de perspectiva da (na) carreira e desvalorização profissional; profissão sofrida, estressante, desgastante, não valorizada, que pode ocasionar problemas de saúde psíquica e emocional e que leva ao afastamento do docente ao abandono da profissão. Diante dos dados é possível perceber que as representações aqui objetivadas e ancoradas pelos licenciandos, configuram o trabalho docente como algo tanto não atrativo, como desejável, não recompensa profissionalmente e não é promissor. Diante dessa totalidade reveladora de representações tão depreciativas é compreensível a taxa de declínio dos cursos de licenciatura na UnB. |
Abstract: | This work has as general objective to analyze the social representations of students of the undergraduate courses from UnB about the teaching work and has as specific objectives: Identify the students' social representations about the teaching work, check if the students of undergraduate courses wish to exercise teaching after the completion of their courses; to analyze the possible variations of representations of the teaching work among students of the human and exact sciences and also analyze the representation of the teaching work in the perspective of the objective reality of the licensees of UnB. To achieve these goals we use the theoretical hypotheses of Moscovici (1961; 1971) and Jodelet (2005) which have the same theoretical matrix, understand the social representation is a type of knowledge generated first, the daily experience of the subject, common sense, the relationship with the world. From these references the subject acts, directs its action, interprets and acts on the reality. The social representations emerge not only as a way of understanding of a particular object, but, at the same time, as a configuration in which the subject or the group achieve the capacity to define identity, considered as a model of representations, and they proclaim symbolic value. The empirical study was divided into 4 parts: The first presents the profile of licensees; in the second, the Representation and professional identity; in the third step: perception about the teacher's work and in the fourth social representations of licensees on the teaching work. The data was collected by means of the test of evocation free of words, questionnaires and interviews. The use of the EVOC software made possible the elaboration of the central nucleus and peripheral of social representations, from the conception of ABRIC (1994;1998). The analysis of the data was based on the assumptions of the theory of social representations based mainly on Moscovici, Jodelet and Abric, and with some elements of dialectical materialism, demanded and required by the research object. It is something consensus among the group that the course of graduation form professionals to the teaching work. However, there are contradictions that reveal the cognitive construction of subjects who reveal that represent the teaching work, expressing disagreement that mark the understanding of the subject who is a teacher, others with the work and others who join the subject and the profession. It is believed that there is a crisis of identity ambivalent, which reveals whether it is the experience of presenting thoughts and emotions, both positive and negative in relation to the course and the profession. As the perception of students about the teaching work the licensees, even though they concede the importance of teachers' work, the data reveals the internal contradictions between the group. The social representations and compartilhas reported by licensees is a job where salaries are low wages; there is intensification of work; poorly paid by that makes itself and the time spent to perform it; excess of work (preparation and implementation); low social status; poor working conditions; precariousness of the profession and the material conditions of subsistence; reduction of purchasing power and consumption of goods and services; lack of perspective of career and professional devaluation; profession suffered, stressful, exhausting, not valued that can lead to mental health problems and emotional that leads to expulsion from the faculty or abandonment of the profession. Before the data is possible to perceive that the representations here aimed and anchored by licensees configures the teaching work as something not attractive, as desirable, not rewarding, not promising. Before this whole revealing of representations as demeaning is understandable, the rate of decline of degree courses at UnB. |
Resumen: | Este trabajo tiene como objetivo general analisar las representaciones sociales de los estudiantes de los cursos presenciales de graduación de la UnB sobre el trabajo docente y como objetivos específicos: identificar las representaciones sociales de los estudiantes sobre el trabajo docente, verificar se los estudiantes de las graduaciones desean exercer la enseñanza cuando al término de sus cursos; analisar las posibles variaciones de representaciones de trabajo docente entre estudiantes de ciencias humanas y ciencias exactas y analisar la representación del trabajo docente en la perspectiva de la realidad objetiva de los formandos de la UnB. Para alcanzar tales objetivos, recorremos a las hipótesis teóricas de Moscovici (1961; 1971) y Jodelet (2005) las cuales apresentan misma matriz teórica, comprenden la representación social es una modalidad de conocimiento generada primeramente de la experiencia cotidiana de los sujetos, del senso común, de la relación de elles con el mundo. A partir de esas indicaciones, el sujeto actúa, orienta su acción, interpreta y actúa sobre la realidad. Las representaciones sociales emergen no solamente como una forma de comprensión de un objeto particular, pero, al mismo tiempo, como una configuración en que el sujeto o el grupo alcanzan la capacidad de definición de identidad, considerada como modelo de representaciones, y con ellas proclaman valor simbólico. El estudio empírico fue dividido en 4 partes: en la primera se apresenta el perfil de los graduandos; en la segunda las representaciones e identidad profisional; en la tercera etapa, percepción sobre el trabajo docente y en la cuarta las representaciones sociales de los estudiantes sobre el trabajo docente. Los datos fueron coleccionados por médio del teste de evocación libre de palabras, cuestionarios y entrevistas. Con el uso del software EVOC fue posible la elaboración del centro y periféricos de las representaciones sociales, a partir de la concepción de Abric (1994, 1998). Tenga en cuenta el hecho de que los dos puntos están a favor de la teoría de las representaciones sociais con base principalmente, en Moscovici, Jodelet y Abric, y en algunos elementos del materialismo dialéctico, demandados y requeridos por el objeto objeto de la pesquisa. El analisis fue realizada utilizandose el método del materialismo histórico dialético. Se encuentra algo uniforme entre el grupo de que el curso de graduación forma profisionales para el trabajo docente. Pero, hay contradiciones que muestran la construcción cognitiva de los sujetos que muestran el trabajo docente, manifestando diferenza que marcan el entendimiento del sujeto es profesor, otros com o trabajo y otros que juntan el sujeto y la profisión. Cuanto a la percepción de los estudiantes sobre el trabajo docente, los graduandos, aunque admitan la importancia del trabajo docente, los datos muestran las contradiciones internas entre el grupo. Las representaciones sociales comunicadas ycompartilladas por los graduandos es de um trabajo cuyos salarios son bajos; hay intensificación del trabajo; mal remunerado por lo que se faz y el tiempo gasto para realizarlo; adición de trabajo (preparación y execución); bajo posición social; condiciones precárias de trabajo; precariedad de la profisión y de las condiciones materiales de sustentación; redución del poder de compra y de consumo de bienes y servicios; falta de perspectiva de la profisión y desvaloración profisional; profisióm sufrida, estresante, desgastante, no valorada que puede ocasionar problemas de salud psíquica y emocional que llevan al afastamiento del docente o abandono de la profisión. Delante de los datos, es posible percibir que las representaciones acá objetivadas y ancladas por los graduandos configura el trabajo docente como algo no atractivo , como deseable, no recompensador, no prometedor. Delante de esa totalidad reveladora de representaciones tan depreciativas es comprensible la tasa de disminución de los cursos de graduación en la UnB. |
Résumé: | Ce travail a pour objectif général d’analyser les représentations sociales des étudiants de l'UnB sur le travail d'enseignement et tem comme objectifs spécifiques: Identifier les représentations sociales des étudiants sur le travail d'enseignement, vérifier si les étudiants des diplômes ont l'intention de pratiquer l'enseignement quand l'achèvement de leurs cours; analyser les variations possibles des représentations du travail d'enseignement entre les étudiants en sciences humaines et en sciences exactes et analyser la représentation du travail d'enseignement dans la perspective de la réalité objective des diplômés de l'UnB. Pour atteindre ces objectifs, nous avons utilise des hypothèses théoriques de Moscovici (1961, 1971) et Jodelet (2005) qui présentent la même matrice théorique, qui comprennent la représentation sociale est d’une modalité de connaissance généré en premier, l'expérience quotidienne des sujets, le bon sens, relation avec le monde. A partir de ces références, le sujet agit, dirige son action, interprète et agit sur la réalité. Les représentations sociales émergent non seulement comme une forme de compréhension d'un objet particulier, mais en même temps aussi comme une configuration dans laquelle le sujet ou le groupe atteint la capacité de définition de l'identité, considéré comme un modèle de représentations, et avec elles proclament valeur symbolique. L'étude empirique a été divisée en 4 parties: dans le premier le profil des diplomes est presenté présente le profil des diplômés; dans la seconde; la Représentation et l'identité professionnelle; dans la troisième étape: Perception sur le travail d'enseignement et dans la quatrième les représentations sociales des diplômés sur le travail d'enseignement. Les données ont été recueillies au moyen du test d'évocation des mots libres, de L'EVOC el était possible d’élaborer le noyau central et périphérique des représentations sociales, à partir de la conception d'Abric (1994, 1998) Realizou-is análise dos dados from dosupostos da teoria das representações sociais com basemainly, em Moscovici, Jodelet e Abric, e com alguns elementos do materialismo dialético, askados demande et demande de prix pelo de pesquisa. L'analyse a été réalisée en utilisant la méthode du matérialisme historique dialectique. Les données révèlent que les représentations sociales des élèves montrent une indication de l'identité (ou non) du cours. Il y a consensus parmi le groupe que le cours de premier cycle forme des professionnels pour le travail d'enseignement. Cependant, Il y a des contradictions la construction cognitive des sujets qui révèlent qu'ils représentent le travail d'enseignement, manifestant divergence qui marquent la compréhension du sujet qui est un enseignant, d'autres avec le travail et d'autres qui réunissent le sujet et la profession. On croit qu'il y a une crise d'identité ambivalente qui se révèle dans l'expérience de présenter des pensées et des émotions à la fois positives et négatives par rapport au cours et à la profession. Quant à la perception qu'ont les élèves du travail d'enseignement, bien que les élèves reconnaissent l'importance du travail d'enseignement, les données révèlent les contradictions internes entre le groupe. Les représentations sociales communiquées et partagées par les diplômés sont d'un emploi où les salaires sont bas salaires; il y a intensification du travail; mal payé pour ce qui est fait et le temps passé à le faire; surmenage (préparation et exécution); statut social bas; conditions de travail précaires; la précarité de la profession et les conditions matérielles de subsistance; réduction du pouvoir d'achat et de la consommation de biens et de services; manque de perspective de carrière et dévaluation professionnelle; une profession stressante, épuisante et imméritée qui peut mener à des problèmes de santé psychiques et émotionnels qui mènent au retrait ou à l'abandon de la profession par l'enseignant. Devant lês données il est possible de percevoir que les représentations ici objectivées et ancrées par les diplômé configurent le travail d'enseignement comme quelque chose qui n'est pas attirant, comme désirable, non gratifiant, pas prometteur. Avant cette totalité révélatrice des telles représentations péjoratives, il est compréhensible le taux de déclin des cours de premier cycle à UnB. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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