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2018_IvinaPaivadePaula.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
dc.contributor.authorPaula, Ivina Paiva de-
dc.date.accessioned2018-10-05T21:37:48Z-
dc.date.available2018-10-05T21:37:48Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.date.submitted2018-03-06-
dc.identifier.citationPAULA, Ivina Paiva de. Diálogos sobre patologização na formação em Psicologia: uma experiência. 2018. xiii, 155 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32770-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a experiência de uma disciplina criada para discutir as relações entre processos de patologização e a Psicologia, com o objetivo de refletir, a partir da experiência dessa disciplina, sobre a importância de estabelecer um diálogo entre as temáticas discutidas durante a formação em Psicologia. Para tanto, me inspirei no método cartográfico, compreendendo a cartografia como processo de construção de informações a partir do caminho percorrido na pesquisa. O trabalho é apresentado em três passos, correspondentes às unidades em que o programa da disciplina foi dividido. No primeiro passo apresento as concepções de educação que guiaram minha prática pedagógica e as discussões realizadas nas aulas acerca da história da Psicologia, a perspectiva histórico-cultural e as produções de teóricos do Brasil e de outros países da América Latina. No segundo passo os conceitos de patologização e medicalização são discutidos e as relações desses processos com a Psicologia são analisadas. No terceiro passo, psicólogas atuantes em diversos contextos participaram de rodas de conversa com a turma, contando sobre como os processos de patologização e medicalização aparecem em cada um desses contextos. Por fim, nas considerações finais apresento as questões que foram transversais em cada um dos passos, sugerindo caminhos possíveis para a formação em Psicologia e possibilidades de futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogos sobre patologização na formação em Psicologia : uma experiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicólogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia - históriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents the experience of a course created to discuss the relation between pathologization processes and Psychology, with the goal to reflect, starting from the experience in this class, about the importance of establishing a dialog about themes discussed during the Psychology formation. In that sense, I have been inspired by the cartography method as an information building process for the path the research went through. The work is presented in three steps related to the unities in which the course was divided. In the first step, I present the conceptions of education that guided the pedagogical practice and the discussions carried out in the classes about the history of Psychology, the cultural-historical perspective and the theoretical production from Brazil and other Latin American countries. In the second step, the concepts of pathologization and medicalization are discussed and the relation of these processes with Psychology is analyzed. In the third step, psychologists working in different context take part in debates with the class, discussing pathologization and medicalization processes that come up in each of these contexts. Finally, in the final remarks I present the points that were transversal to each of the steps, suggesting possible alternatives to the formation in Psychology and research possibilities for the future.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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