Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Paula, Ivina Paiva de | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T21:37:48Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T21:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2018-03-06 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Ivina Paiva de. Diálogos sobre patologização na formação em Psicologia: uma experiência. 2018. xiii, 155 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32770 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a experiência de uma disciplina criada para discutir as relações entre
processos de patologização e a Psicologia, com o objetivo de refletir, a partir da experiência
dessa disciplina, sobre a importância de estabelecer um diálogo entre as temáticas discutidas
durante a formação em Psicologia. Para tanto, me inspirei no método cartográfico,
compreendendo a cartografia como processo de construção de informações a partir do
caminho percorrido na pesquisa. O trabalho é apresentado em três passos, correspondentes às
unidades em que o programa da disciplina foi dividido. No primeiro passo apresento as
concepções de educação que guiaram minha prática pedagógica e as discussões realizadas nas
aulas acerca da história da Psicologia, a perspectiva histórico-cultural e as produções de
teóricos do Brasil e de outros países da América Latina. No segundo passo os conceitos de
patologização e medicalização são discutidos e as relações desses processos com a Psicologia
são analisadas. No terceiro passo, psicólogas atuantes em diversos contextos participaram de
rodas de conversa com a turma, contando sobre como os processos de patologização e
medicalização aparecem em cada um desses contextos. Por fim, nas considerações finais
apresento as questões que foram transversais em cada um dos passos, sugerindo caminhos
possíveis para a formação em Psicologia e possibilidades de futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diálogos sobre patologização na formação em Psicologia : uma experiência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents the experience of a course created to discuss the relation between
pathologization processes and Psychology, with the goal to reflect, starting from the
experience in this class, about the importance of establishing a dialog about themes discussed
during the Psychology formation. In that sense, I have been inspired by the cartography
method as an information building process for the path the research went through. The work
is presented in three steps related to the unities in which the course was divided. In the first
step, I present the conceptions of education that guided the pedagogical practice and the
discussions carried out in the classes about the history of Psychology, the cultural-historical
perspective and the theoretical production from Brazil and other Latin American countries. In
the second step, the concepts of pathologization and medicalization are discussed and the
relation of these processes with Psychology is analyzed. In the third step, psychologists
working in different context take part in debates with the class, discussing pathologization
and medicalization processes that come up in each of these contexts. Finally, in the final
remarks I present the points that were transversal to each of the steps, suggesting possible
alternatives to the formation in Psychology and research possibilities for the future. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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