Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32792
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_NathaneEvaSantosPeixoto.pdf7,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Identificação dos parâmetros de infraestrutura de transporte urbano que influenciam na mobilidade do turista
Otros títulos : Identification of urban transport infrastructure parameters that influence the tourist's mobility
Autor : Peixoto, Nathane Eva Santos
Orientador(es):: Brasil, Augusto César de Mendonça
Coorientador(es):: Silva, Elisangela Aparecida Machado da
Assunto:: Mobilidade urbana
Infraestrutura de transporte
Turismo
Turismo e planejamento urbano
Transportes - planejamento
Fecha de publicación : 8-oct-2018
Citación : PEIXOTO, Nathane Eva Santos. Identificação dos parâmetros de infraestrutura de transporte urbano que influenciam na mobilidade do turista. 2018. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : A mobilidade urbana e o turismo são atividades complexas e inter-relacionadas. Ambas não existem sem o transporte e o deslocamento de pessoas, todavia para que isso seja possível, antes de mais nada, é necessário a provisão de infraestrutura adequada. Diante disso, o objetivo desta dissertação consistiu em identificar quais são os parâmetros de infraestrutura de transporte urbano que influenciam na mobilidade do turista no destino turístico. A revisão da literatura apontou diferentes parâmetros relacionados com a temática que, posteriormente, foram sistematizados, subsidiando assim a construção de um questionário. Esse foi enviado para especialistas das áreas de turismo e transportes que avaliaram o grau de influência de cada parâmetro para a mobilidade do turista, por meio da escala de Likert. A análise de resultados foi dividida em dois grupos de análise: localidades sede da Copa do Mundo de 2014 e outras cidades turísticas brasileiras. Foi calculado o Ranking Médio de cada um dos elementos analisados. Os parâmetros com melhor pontuação em ambos os grupos foram: conectividade das vias aos atrativos e serviços turísticos, sinalização turística, iluminação pública e conectividade das calçadas aos locais de interesse turístico. Por fim, vale destacar que esta dissertação tanto contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico, quanto poderá subsidiar a construção de ferramentas e a formulação de políticas públicas ao apresentar parâmetros qualificáveis para a gestão da mobilidade do turista.
Abstract: Urban mobility and tourism are complex and interrelated activities. Neither exist without the transportation and the displacement of people, but to make it possible, first of all, the provision of adequate infrastructure is necessary. Therefore, the objective of this dissertation was to identify the parameters of urban transport infrastructure that influence tourist mobility in the tourist destination. The literature review pointed out different parameters related to the theme that were later systematized, thus contributing the construction of a questionnaire. This was sent to specialists from the tourism and transportation areas who evaluated the degree of influence of each parameter for tourist mobility, using the Likert scale. The analysis of results was divided into two analysis groups: host cities of the 2014 World Cup and other Brazilian tourist cities. The average ranking of each of the analyzed elements was calculated. The parameters with the best scores in both groups were: connectivity of routes to attractions and tourist services, tourist signage, public lighting and connectivity of sidewalks to places of tourist interest. Finally, it is worth mentioning that this dissertation both contributed to the production of knowledge and can support future research, as well as contribute to the formulation of public policies and the construction of tools, as it presents parameters that can be qualified for the management of tourist mobility.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32792/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.