http://repositorio.unb.br/handle/10482/32846
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EVENTO_EfeitosHeads-upDisplay.pdf | 750,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Efeitos do heads-up display no processo de imersão : uma pesquisa com jogadores |
Other Titles: | Effects of the heads-up display in the occurrence of immersion : an experiment with gamers |
Authors: | Araujo, Rafael Pereira de Souto, Virgínia Tiradentes |
Assunto:: | Vídeo games Computação gráfica Design Jogos eletrônicos |
Issue Date: | Sep-2015 |
Publisher: | Blucher |
Citation: | ARAUJO, Rafael Pereira de; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Efeitos do heads-up display no processo de imersão: uma pesquisa com jogadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 7.= INFORMATION DESIGN INTERNATIONAL CONFERENCE, 7., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo: Blucher, 2015. p. 647-656. ISSN 2318-6968. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/20249>. Acesso em: 19 out. 2018. doi: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_49. |
Abstract: | O design de uma interface gráfica num jogo de videogame pode afetar diretamente a experiência de imersão que o jogador vivencia durante a atividade. Existe uma gama de elementos de design de interface que podem afetar o fenômeno da imersão nos videogames, entre eles o heads-up display (HUD). No contexto de videogames, HUD pode ser definido como um conjunto de elementos gráficos projetados na tela para transmitir informações ao jogador durante a execução do jogo. Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do Heads-Up Display (HUD) no processo de imersão num jogo. Para tanto, uma pesquisa com jogadores foi conduzida. A partir deste experimento foram avaliados os efeitos de diferentes elementos do design de HUD, bem como a percepção dos usuários sobre o fenômeno. Os resultados desta pesquisa apontam para algumas diretrizes sobre o design de HUDs em jogos imersivos. |
Abstract: | The user interface in a videogame can affect the user’s experience of immersion during gameplay. Several components of said interface can affect the phenomena differently, one of them being the heads-up display (HUD). In this context, the HUD can be understood as the combination of all visual elements projected on-screen to convey information to the player. This study aims at investigating the effects of the HUD in the occurrence of immersion within a game. To do so, an experiment with gamers was conducted. From this point, different aspects of immersion were evaluated, as well as the influence of specific elements within the HUD and the perception of gamers about each aspect. The study is concluded by proposing some design elements that should be noted when designing a HUD for an immersive videogame. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
DOI: | https://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_49 |
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