Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Isidro-Filho, Antonio | - |
dc.contributor.author | Machado Junior, João Batista de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-26T21:04:52Z | - |
dc.date.available | 2018-10-26T21:04:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO JUNIOR, João Batista de Brito. Análise de painel da inovação em serviços públicos. 2018. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32920 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A habilidade de inovar não é mais um requisito exclusivo de empresas privadas. O setor público
depende da inovação para enfrentar trade-offs sociais e oferecer serviços públicos cada vez melhores
com um orçamento limitado. Inovar no setor público no entanto não é resultado de um
programa finito, mas do esforço contínuo em implantar e difundir uma cultura inovadora nas diversas
organizações que compõem o governo. Diversos países já avançaram sobre o tema como
EUA, Reino Unido e Países Nórdicos, sendo pacífico que mensurar e reconhecer iniciativas inovadoras
é prática basilar. O Concurso de Inovação da ENAP é a primeira iniciativa brasileira
neste sentido. Uma base de dados categórica foi gerada a partir dos relatos das experiências participantes
entre 1999 e 2014 e reconhecidas aqui como inovadoras. O presente trabalho buscou
então com base em referências sobre os fenômenos de inovação em serviços, coprodução e inovação
em serviços públicos realizar uma análise desta base de dados com o auxílio da técnica
de análise de dados em painel (Panel Data). O objetivo desta análise foi o de encontrar evidências
na relação entre os modos de inovação propostos por Djellal, Gallouj e Miles (2013) e a
ocorrência de melhoria na entrega de serviços públicos. O modelo teórico previu ainda a participação
de variáveis pertinentes à organização inovadora (tempo-constantes) e variáveis relativas
à experiência inovadora (tempo-variantes), justificando a escolha do método. Após análise, os
resultados encontrados apontaram uma relação positiva da melhoria em serviços para com as experiências
inovadoras de tipos radical e incremental, com destaque explícito para as inovações
de tipo radical. Observou-se ainda que a ocorrência de melhorias está inversamente associada à
presença de coprodução no esforço inovador, o que contraria a literatura pertinente. Por fim, a
conclusão primeira do estudo é a de que as inovações radicais têm forte potencial em melhorar
a entrega de serviços mas que, no entanto, representam parcela pequena das experiências observadas,
e que portanto deveriam ser prioridade em futuras políticas de inovação no setor público.
A segunda conclusão traz uma relação negativa entre a coprodução na inovação e a melhoria na
entrega de serviços que, por divergir de numerosos estudos sobre o tema, sugere uma miopia do
setor público para com o potencial de parcerias inovadoras, ou ainda que estas parcerias quando
realizadas não promovem a entrega de serviços públicos significativamente melhorados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de painel da inovação em serviços públicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação em serviços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The skill to innovate is no longer an exclusive requirement of private companies. The public
sector relies on innovation to face trade-offs and offer better public services with a limited budget.
To Innovate in the public sector however, is not the result of a limited program, but rather
an effort to implant and disseminate an innovative culture in the various organizations that constitute
the government. The Innovation Contest of the National School of Public Administration
(ENAP) was the first Brazilian initiative in this sense, where the reports of participant experiences
between 1999 and 2014 qualified as innovative were coded in a categorical database.
From this database and references on the concepts of innovation in services, service coproduction
and innovation within the public sector, this work uses panel data analysis to explore the
relationship between innovation models innovations as noted by Djellal, Gallouj e Miles (2013)
and the occurrence of improvement in the delivery of public services. The model include yet
variables relevant to the innovative organization (time-constants) and variables about the innovative
experience (time-variants). Results arise a positive correlation between enhanced public
services and radical improvement innovations, with a highlight to radical types. Results point
also to an inverse correlation between coproduction occurrence and enhanced services, witch
differ from bibliographic review. The paper concludes that the promotion of radical innovations
do have the strong potential to improve public services, however it shows that they represent a
small sample from qualified and awarded experiences on the Contest. As so the effort to develop
radical innovations should be elevated to high priority goal on public innovation policies. On
further moment a negative relation between coproduction and enhanced services imply that the
Brazilian public sector do not understand the relevance of partnerships to promote innovative
services, or possibly that these partneships occur but do no not result in meaningful changes to
better public services. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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