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Título : A construção da autonomia na sala de aula de línguas : uma análise das crenças, ações e reflexões de uma professora de inglês (LE)
Autor : Aquino, Denise Alves Nunes de
Orientador(es):: Mukai, Yûki
Assunto:: Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem - língua inglesa
Aprendizagem - autonomia
Linguística aplicada
Fecha de publicación : 29-oct-2018
Citación : AQUINO, Denise Alves Nunes de. PraticaA construção da autonomia na sala de aula de línguas: uma análise das crenças, ações e reflexões de uma professora de inglês (LE). 2018. xiv, 148 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Esta pesquisa investiga as crenças e ações de uma professora de língua estrangeira (inglês) referentes à autonomia na aprendizagem de línguas com base, principalmente, em Barcelos (2001, 2003, 2004, 2006, 2010); Barcelos; Abrahão (2006); Barcelos; Kalaja (2003); Borg (2003); Phipps; Borg (2009); Johnson (1994); Kalaja (1995); Marchesan et al (2015); Mota (2011); Mukai (2014); Pajares (1992) e Silva (2010). Para a discussão sobre autonomia, Benson (2001, 2017); Benson; Huang (2008); Dickinson (1987, 1992, 1993); Miccoli (2005); Moura Filho (2005, 2009); Nicolaides (2003, 2010, 2017); Nicolaides; Fernandes (2003); Oxford (2003); Thanasoulas (2000); Vieira (2009); dentre outros. Nesta análise, buscou-se estabelecer uma relação entre crenças e ações da professora participante de modo a identificar consonâncias e divergências envolvidas nessa dinâmica. A pesquisa se define em um estudo de caso interpretativista de natureza qualitativa, desenvolvido conforme a Abordagem Metodológica Contextual para o estudo de crenças. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados, realizada em uma classe de nível avançado de um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal, resumem-se em observações de aulas com notas de campo, entrevistas semiestruturadas e narrativas escritas. Os resultados sugerem que tanto as crenças tiveram influência na ação da professora, quanto suas ações e reflexões influenciaram e ressignificaram suas crenças. Na análise da relação crença-ação, foram identificadas consonâncias e discrepâncias. Os dados indicaram que, embora a participante acreditasse não agir diretamente para desenvolver a autonomia em seus alunos durante suas aulas, suas ações revelaram diversos momentos favoráveis à aprendizagem autônoma. Constatou-se uma maior ocorrência de consonâncias do que discrepâncias, indicando que fatores contextuais contribuíram para que a prática pedagógica de nossa participante de pesquisa se harmonizasse com seu sistema de crenças centrais e periféricas; justificando, assim, uma maior ocorrência do número de convergências em relação ao número de discrepâncias. No caso das inconsistências identificadas, embora em menor número, as ações da professora estiveram mais fortemente influenciadas por suas crenças centrais, que se caracterizam pela maior resistência a mudanças.
Abstract: This research investigates the beliefs and actions of a foreign language teacher regarding the autonomy in language learning; based mainly on Barcelos (2001, 2003, 2004, 2006, 2010); Barcelos; Abrahão (2006); Barcelos; Kalaja (2003); Borg (2003); Phipps; Borg (2009); Johnson (1994); Kalaja (1995); Marchesan et al (2015); Mota (2011); Mukai (2014); Pajares (1992) and Silva (2010). For the discussion on autonomy, Benson (2001, 2017); Benson; Huang (2008); Dickinson (1987, 1992, 1993); Miccoli (2005); Moura Filho (2005, 2009); Nicolaides (2003, 2010, 2017); Nicolaides; Fernandes (2003); Oxford (2003); Thanasoulas (2000); Vieira (2009); among others. In this analysis, we sought to establish a relationship between beliefs and actions of the participating teacher in order to identify consonances and divergences involved in this dynamic. The research is defined in an interpretative case study of qualitative nature, developed according to the Contextual Methodological Approach to the study of beliefs. The instruments used for the data collection, performed in an advanced level class of a Centro Interescolar de Línguas of Federal District, are summarized in observations of lessons with field notes, semi-structured interviews and written narratives. The results suggest that both beliefs had an influence on the teacher's action, and her actions and reflections influenced and remeant her beliefs. In the analysis of the belief-action relation, consonances and discrepancies were identified. The data indicated that, although the participant believed that she did not act directly to develop autonomy in her students during her classes, her actions revealed several favorable moments for autonomous learning. There was a greater occurrence of consonances than discrepancies, indicating that contextual factors contributed to the pedagogical practice of our research participant to harmonize with her central and peripheral belief system; thus justifying a greater occurrence of the number of convergences in relation to the number of discrepancies. In the case of identified inconsistencies, although in a smaller number, the teacher's actions were more strongly influenced by her central beliefs, which are characterized by greater resistance to change.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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