http://repositorio.unb.br/handle/10482/3293
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_TayanadeAlencarTormena_1.pdf | 516,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2007_TayanadeAlencarTormena_2.pdf | 18,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2007_TayanadeAlencarTormena_3.pdf | 30,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2007_TayanadeAlencarTormena_4.pdf | 8,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Política lingüística implícita na virada do século XXI : o programa nacional do livro didático |
Autor : | Tormena, Tayana de Alencar |
Orientador(es):: | Bagno, Marcos Araújo |
Assunto:: | Linguística Educação e Estado Política linguística Sociolinguística Livros didáticos |
Fecha de publicación : | 18-ene-2010 |
Data de defesa:: | 25-may-2007 |
Citación : | TORMENA, Tayana de Alencar. Política lingüística implícita na virada do século XXI: o programa nacional do livro didático. 2007. 177 p., il. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | Esta dissertação apresenta uma análise do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, sobretudo das edições voltadas para as séries finais do ensino fundamental – PNLD/1999, 2002, 2005, 2008 – a fim de identificá-lo como uma Política Lingüística Implícita. Para isso, foram analisados algumas leis, documentos e programas governamentais que o antecederam e influenciaram, além de teorias lingüísticas que determinam os critérios de análise qualitativa dos livros didáticos. Após a análise desses materiais e de cinco coleções que participaram de todas as edições do PNLD – 5 a 8 séries, consideramos ter levantado pontos suficientes que justifiquem identificar o PNLD como uma Política Lingüística Implícita. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation presents an analysis of Programa Nacional do Livro Didático (National Program of Textbook) – PNLD, mainly the editions aimed at the last years of elementary school – PNLD/1999, 2002, 2005, 2008 – in order to identify it as an Implicit Language Policy. For this purpose, we have analyzed some laws, documents and official programs that preceded and directed the PNLD, along with some linguistic theories that exert influence upon the evaluation of textbooks. After the analysis of this materials and of five collections of textbooks that have participated in all editions of PNLD, we claim that the PNLD can be identify as an Implicit Language Policy. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.