Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32995
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BeatrizdaSilvaLopesPereira.pdf26,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorPereira, Beatriz da Silva Lopes-
dc.date.accessioned2018-11-09T18:39:26Z-
dc.date.available2018-11-09T18:39:26Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Tudo preto e preto e branco: uma alquimia cultural no teatro de revista brasileiro. 2018. 235 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32995-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é trazer à cena a formação e a trajetória da Companhia Negra de Revistas, bem como analisar duas de suas peças – Tudo Preto e Preto e Branco – como uma experiência de teatro popular negro, cujo marco histórico dos anos 20 insere-a em um quadro de referências no qual se articulavam os debates sobre a mestiçagem brasileira. Esta tese procura, sobretudo, analisar os elementos estéticos de sua linguagem – polifonia, dialogismo, carnavalização, paródia, metalinguagem, ironia –, de sua estrutura e convenções como gênero revista, enfim, uma poética negra, identificando não somente as assimilações e ressignificações sobre a identidade brasileira, as relações entre raça e nação, presentes em seu discurso de afirmação, mas também as estratégias dramatúrgicas e cênicas como expressão de luta/desejo de se vincular à modernidade. Objetiva, ainda, oferecer uma abordagem desse fenômeno cultural, propulsor da indústria do entretenimento, como um espaço privilegiado de inserção sociocultural das camadas populares, especialmente do negro, a despeito de seu apagamento tanto pelos estudos literários quanto pela historiografia do teatro brasileiro. Entre os teóricos destacam-se, como as fundamentações mais recorrentes, João Roberto Faria, Neyde Veneziano, Mikhail Bakhtin, Lilia M. Shwarcz, Stuart Hall, Orlando Barros, além de estudos relacionados a teorias e métodos teatrais e outros acerca do negro no teatro brasileiro.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTudo preto e preto e branco : uma alquimia cultural no teatro de revista brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTeatro de revistapt_BR
dc.subject.keywordTeatro brasileiropt_BR
dc.subject.keywordCompanhia Negra de Revistaspt_BR
dc.subject.keywordTeatro (Literatura) - história e críticapt_BR
dc.subject.keywordNegros - cultura popularpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to bring to light “Companhia Negra de Revistas’s” (Black Magazine Company’s) formation and course, as well as to analyze two of its plays – Tudo Preto e Preto & Branco (Everything Black and Black & White) – as piece of experience within black’s popular theater, whose historic remarks in the 1920s puts it in a frame of reference for debates regarding Brazilian miscegenation. This thesis seeks, above all, to analyze its language aesthetic elements – such as polyphony, dialogism, carnivalization, parody, metalanguage, irony -, of its structure and conventions as magazine gender, ultimately black poetics, identifying not only assimilations and resignifications about Brazilian identity, the relations between race and nation, present in its discourse of affirmation, but also dramaturgic and scenic strategies as expression of fight and desire to belong to modernity. This work also aims to offer this cultural phenomenon suitable approach, for it is an entertainment industry propeller, thus a privileged space for social insertion of popular layers, especially towards black people, notwithstanding their erasure both among literary studies and Brazilian theater historiography. Between theorists we remark, as more recurring grounding sources, João Roberto Faria, Neyde Veneziano, Mikhail Bakhtin, Lilia M. Shwarcz, Stuart Hall, Orlando Barros, beyond studies related to theory and theater methods as well as others about black people in Brazilian theatre.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.