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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32995
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Title: Tudo preto e preto e branco : uma alquimia cultural no teatro de revista brasileiro
Authors: Pereira, Beatriz da Silva Lopes
Orientador(es):: Gomes, André Luís
Assunto:: Teatro de revista
Teatro brasileiro
Companhia Negra de Revistas
Teatro (Literatura) - história e crítica
Negros - cultura popular
Issue Date: 9-Nov-2018
Citation: PEREIRA, Beatriz da Silva Lopes. Tudo preto e preto e branco: uma alquimia cultural no teatro de revista brasileiro. 2018. 235 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é trazer à cena a formação e a trajetória da Companhia Negra de Revistas, bem como analisar duas de suas peças – Tudo Preto e Preto e Branco – como uma experiência de teatro popular negro, cujo marco histórico dos anos 20 insere-a em um quadro de referências no qual se articulavam os debates sobre a mestiçagem brasileira. Esta tese procura, sobretudo, analisar os elementos estéticos de sua linguagem – polifonia, dialogismo, carnavalização, paródia, metalinguagem, ironia –, de sua estrutura e convenções como gênero revista, enfim, uma poética negra, identificando não somente as assimilações e ressignificações sobre a identidade brasileira, as relações entre raça e nação, presentes em seu discurso de afirmação, mas também as estratégias dramatúrgicas e cênicas como expressão de luta/desejo de se vincular à modernidade. Objetiva, ainda, oferecer uma abordagem desse fenômeno cultural, propulsor da indústria do entretenimento, como um espaço privilegiado de inserção sociocultural das camadas populares, especialmente do negro, a despeito de seu apagamento tanto pelos estudos literários quanto pela historiografia do teatro brasileiro. Entre os teóricos destacam-se, como as fundamentações mais recorrentes, João Roberto Faria, Neyde Veneziano, Mikhail Bakhtin, Lilia M. Shwarcz, Stuart Hall, Orlando Barros, além de estudos relacionados a teorias e métodos teatrais e outros acerca do negro no teatro brasileiro.
Abstract: This research aims to bring to light “Companhia Negra de Revistas’s” (Black Magazine Company’s) formation and course, as well as to analyze two of its plays – Tudo Preto e Preto & Branco (Everything Black and Black & White) – as piece of experience within black’s popular theater, whose historic remarks in the 1920s puts it in a frame of reference for debates regarding Brazilian miscegenation. This thesis seeks, above all, to analyze its language aesthetic elements – such as polyphony, dialogism, carnivalization, parody, metalanguage, irony -, of its structure and conventions as magazine gender, ultimately black poetics, identifying not only assimilations and resignifications about Brazilian identity, the relations between race and nation, present in its discourse of affirmation, but also dramaturgic and scenic strategies as expression of fight and desire to belong to modernity. This work also aims to offer this cultural phenomenon suitable approach, for it is an entertainment industry propeller, thus a privileged space for social insertion of popular layers, especially towards black people, notwithstanding their erasure both among literary studies and Brazilian theater historiography. Between theorists we remark, as more recurring grounding sources, João Roberto Faria, Neyde Veneziano, Mikhail Bakhtin, Lilia M. Shwarcz, Stuart Hall, Orlando Barros, beyond studies related to theory and theater methods as well as others about black people in Brazilian theatre.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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