Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3299
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_ClaudiaMoreiradeSouza.PDF1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O garoto de Juan Lacaze : invenção no teatro de Hugo Rodas
Autor : Souza, Claudia Moreira de
Orientador(es):: Mota, Marcus Santos
Assunto:: Teatro
Poética
Encenação
Processo criativo
Representação teatral
Fecha de publicación : 6-ago-2007
Citación : SOUZA, Claudia Moreira de. O garoto de Juan Lacaze: invenção no teatro de Hugo Rodas. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumen : O presente trabalho estuda a poética teatral de Hugo Rodas a partir da apresentação de contextos da formação pessoal e artística do encenador e da análise do processo criativo do espetáculo “O Inspetor Geral” (2006). Os contextos da formação pessoal e artística aqui apresentados significam um olhar para aquele ponto da arte em que a personalidade humana se prolonga na personalidade artística e a vida traspassa a arte. O estudo do processo criativo significa um olhar sobre o ponto executivo do fazer teatral, compreendido como um fazer artístico que ao se inventar revela o artista como conteúdo do fazer-se arte. Assim, a abordagem da poética teatral de Hugo Rodas neste trabalho possibilita a dinâmica que se estabelece entre poética cênica do artista e dados biográficos, onde um remete ao outro, contribuindo desta forma para favorecer uma compreensão mais ampla de sua arte. _______________________________________________________________________________ RESUMÉ
Le présent travail étudie la poétique théâtrale de Hugo RODAS à partir de la présentation de contextes de formation personnelle et artistique du metteur en scène et de l’analyse du processus créatif du spectacle «L’Inspecteur Général » (2006). Les contextes de la formation personnel et artistique ici présentés signifient un regard à ce point de l’art où la personnalité humaine se prolonge en la personnalité artistique et la vie dépasse l’art. L’étude du processus créatif signifie un regard sur un point exécutif du faire théâtral, compris comme un faire artistique au moment où l’invention révèle l’artiste comme le contenu de son art. Ainsi, l’abordage de la poétique théâtrale de Hugo RODAS en ce travail rend possible la dynamique que s’établie entre la poétique scénique de l’artiste et données biographiques, où l’un se remet à l’autre, contribuant de cette façon à la compréhension plus large de son art.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3299/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.