Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33022
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_JairRabeloMacielBarbosaFilho.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Ensino de contrabaixo para iniciantes : uma proposta pedagógica em construção
Autor : Barbosa Filho, Jair Rabelo Maciel
Orientador(es):: Montandon, Maria Isabel
Assunto:: Música - instrução e estudo
Instrumentos de corda - ensino
Contrabaixo - ensino
Material didático - instrumentos musicais
Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 9-nov-2018
Citación : BARBOSA FILHO, Jair Rabelo Maciel. Ensino de contrabaixo para iniciantes: uma proposta pedagógica em construção. 2017. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumen : O presente estudo disserta sobre o processo de construção de uma proposta pedagógica para o ensino de contrabaixo para iniciantes. Tem como ponto de partida a reflexão sobre a incompatibilidade entre o modelo de ensino com o qual fui iniciado no instrumento e a minha experiência com o ensino em grupo junto à Orquestra Sergipana de Contrabaixos. Busquei refletir sobre as tendências dos materiais de ensino do contrabaixo e dos princípios pedagógicos que representem as tendências atuais do ensino de instrumento musical (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), refletindo sobre o desenvolvimento da musicalidade e da autonomia do aluno, da ampliação dos conteúdos nas aulas, sobre o ensino em grupo e sobre a motivação. Apresentarei uma breve análise das tendências encontradas nos materiais pedagógicos para o ensino de contrabaixo para iniciantes mais utilizados no Brasil, bem como nos métodos mais atuais de ensino, observando suas semelhanças e transformações metodológicas ao longo do tempo. Por meio de um estudo descritivo, relatarei o processo de construção da minha proposta pedagógica atual, suas transformações, a proposta final e sua aplicação. E por fim, como resultado desta pesquisa, apresentarei o audiobook final para iniciação ao instrumento musical.
Abstract: The present study discusses the process of constructing a pedagogical proposal for the double bass teaching for beginners. Its starting point is the reflection on the incompatibility between the teaching model with which I was initiated in the instrument and my experience with group teaching with the Orquestra Sergipana de Contrabaixos. I have tried to reflect on the trends of the double bass teaching materials and on the pedagogical principles that represent the current trends in the teaching of musical instruments (AZZI; BASQUEIRA; TOURINHO; 2016; CRUVINEL, 2005; FRANÇA, 2003; 2016; GREEN, 1997; 2002; 2012; HALLAM, 1998; MONTANDON, 1992; NASSIF, 2015; OTUTUMI, 2017; SKLIAR, 2003; SWANWICK, 1979; 1994; 2003; 2014; TOURINHO, 1995), reflecting on the development of the student's musicality and autonomy, the expansion of content in class, group teaching and motivation. I will present a brief analysis of the tendencies found in the pedagogical materials for the teaching of double bass for beginner most used in Brazil, as well as in the most current methods of teaching, observing their similarities and methodological transformations over time. Through a descriptive study, I will report on the process of constructing my current pedagogical proposal, its transformations, the final proposal and its application. And finally, as a result of this research, I will present the final audiobook for initiation to the musical instrument.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2017.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33022/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.