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dc.contributor.advisorGarrossini, Daniela Favaro-
dc.contributor.authorChaves, Gabriel Lyra-
dc.date.accessioned2018-11-26T17:13:12Z-
dc.date.available2018-11-26T17:13:12Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2018-07-03-
dc.identifier.citationCHAVES, Gabriel Lyra. A emergência do sentido: construindo processos poéticos a partir de sistemas complexos. 2018. 203 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33075-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teórico-prática, realizada no campo da Arte e Tecnologia, parte de uma série de reflexões acerca da construção e do compartilhamento de sentido e de como estes se desdobram em contextos culturais, e avança rumo à diferenciação entre conhecimento discursivo – analítico, hierárquico, lógico, verificável – e conhecimento narrativo – constitutivo, integrador, empático, verossímil –, compreendendo-os desde o campo da psicologia, conforme propostos por Jerome Bruner e Sarah Worth, e integrando-os a estudos culturais e à teoria da complexidade. Neste sentido, procede-se com o mapeamento de conceitos e categorias caros à teoria sistêmica, à cibernética, com enfoque nas relações de causalidade mútua de ampliação de desvio, conforme propostas por Magoroh Maruyama, aos estudos culturais, considerando teóricos como Terry Eagleton, Zygmunt Bauman e Vilém Flusser, e à proposta integradora de Edgar Morin. Sendo uma pesquisa teórico-prática, momentos cruciais das discussões teóricas empreendidas serviram como elementos constituintes de discursos poético-imagéticos, principalmente dentro do campo da arte generativa, a partir dos quais se busca superar a tendência dicotômica de polarizar conhecimentos narrativo e discursivo, abandonando a inclinação de tratá-los enquanto elementos opositivos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA emergência do sentido : construindo processos poéticos a partir de sistemas complexospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordCibernéticapt_BR
dc.subject.keywordArte generativapt_BR
dc.subject.keywordCultura - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research proposes to organize useful tools for content treatment, prioritizing contexts of digital communication and mobility. In support of this proposition, a theoretical-conceptual review is undertaken, establishing the differentiation between discursive knowledge – analytical, hierarchical, logical, and verifiable – and narrative knowledge – constitutive, integrative, empathic, and verisimilar –, understanding them from the field of psychology, as proposed by Jerome Bruner and Sarah Worth, and integrating them into cultural studies and complexity theory. In this sense, we proceed with the mapping of concepts and categories from the systems theory, especially the bias of the General Systems Theory of Ludwig von Bertalanffy, to cybernetics, focusing on the deviation-amplifying mutual causal processes, as proposed by Magoroh Maruyama, to cultural studies, considering theoreticians such as Terry Eagleton, Zygmunt Bauman and Vilém Flusser, and the integrative proposal of Edgar Morin. Being a theoretical-practical research, crucial moments of the theoretical discussions undertaken served as elements of encouragement and / or inspiration for the production of poetic discourses, mainly within the field of generative art, from which the research seeks to overcome the dichotomous tendency of polarize narrative and discursive knowledge, abandoning the inclination to treat them as opposing elements.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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