http://repositorio.unb.br/handle/10482/33075
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_GabrielLyraChaves.pdf | 7,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A emergência do sentido : construindo processos poéticos a partir de sistemas complexos |
Autor : | Chaves, Gabriel Lyra |
Orientador(es):: | Garrossini, Daniela Favaro |
Assunto:: | Arte e tecnologia Cibernética Arte generativa Cultura - estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 26-nov-2018 |
Data de defesa:: | 3-jul-2018 |
Citación : | CHAVES, Gabriel Lyra. A emergência do sentido: construindo processos poéticos a partir de sistemas complexos. 2018. 203 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | Esta pesquisa teórico-prática, realizada no campo da Arte e Tecnologia, parte de uma série de reflexões acerca da construção e do compartilhamento de sentido e de como estes se desdobram em contextos culturais, e avança rumo à diferenciação entre conhecimento discursivo – analítico, hierárquico, lógico, verificável – e conhecimento narrativo – constitutivo, integrador, empático, verossímil –, compreendendo-os desde o campo da psicologia, conforme propostos por Jerome Bruner e Sarah Worth, e integrando-os a estudos culturais e à teoria da complexidade. Neste sentido, procede-se com o mapeamento de conceitos e categorias caros à teoria sistêmica, à cibernética, com enfoque nas relações de causalidade mútua de ampliação de desvio, conforme propostas por Magoroh Maruyama, aos estudos culturais, considerando teóricos como Terry Eagleton, Zygmunt Bauman e Vilém Flusser, e à proposta integradora de Edgar Morin. Sendo uma pesquisa teórico-prática, momentos cruciais das discussões teóricas empreendidas serviram como elementos constituintes de discursos poético-imagéticos, principalmente dentro do campo da arte generativa, a partir dos quais se busca superar a tendência dicotômica de polarizar conhecimentos narrativo e discursivo, abandonando a inclinação de tratá-los enquanto elementos opositivos. |
Abstract: | This research proposes to organize useful tools for content treatment, prioritizing contexts of digital communication and mobility. In support of this proposition, a theoretical-conceptual review is undertaken, establishing the differentiation between discursive knowledge – analytical, hierarchical, logical, and verifiable – and narrative knowledge – constitutive, integrative, empathic, and verisimilar –, understanding them from the field of psychology, as proposed by Jerome Bruner and Sarah Worth, and integrating them into cultural studies and complexity theory. In this sense, we proceed with the mapping of concepts and categories from the systems theory, especially the bias of the General Systems Theory of Ludwig von Bertalanffy, to cybernetics, focusing on the deviation-amplifying mutual causal processes, as proposed by Magoroh Maruyama, to cultural studies, considering theoreticians such as Terry Eagleton, Zygmunt Bauman and Vilém Flusser, and the integrative proposal of Edgar Morin. Being a theoretical-practical research, crucial moments of the theoretical discussions undertaken served as elements of encouragement and / or inspiration for the production of poetic discourses, mainly within the field of generative art, from which the research seeks to overcome the dichotomous tendency of polarize narrative and discursive knowledge, abandoning the inclination to treat them as opposing elements. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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