http://repositorio.unb.br/handle/10482/33121
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PromocaoCompetenciasInformacao.pdf | 502,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Promoção de competências em informação : formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
Autor : | Peres, Mônica Regina Miranda, Antonio Simeão, Elmira |
Assunto:: | Competência em informação Iniciação científica Inclusão digital Multivocalidade |
Fecha de publicación : | ene-2016 |
Editorial : | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Citación : | PERES, Mônica; MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 213-220, nov. 2015. DOI https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2231. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16953/12859. Acesso em: 04 dez. 2018. |
Resumen : | Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais. |
Abstract: | Competence in information is a set of skills and proficiency developed in a disciplined and consistent manner, able to prepare a person to become more independent in finding and using information. Considering a full cycle of actions, graduate students should first realize their limitations and needs, the context in which it operates, then start the search for information that meets their needs. It is in library science that search and information retrieval are worked in scientifically advanced methodologies. This paper describes the program, which aims to create a model of competence in information under the ethics of multivocality. The use of various types and informational supports for teaching, research and extension will subsidize the research, encouraging networking and cooperative action. The goal is to develop a model for application of information skills that can serve to stimulate the Scientific Initiation. In addition, to create a set of proprietary quantitative and qualitative data to assess the competence needed for learning and citizenship in technological environments indicators. The program will serve 02 years in 500 undergraduate students at UNB for a multidisciplinary training for the achievement of academic and scientific research. During the process of research and development of teaching programming, materials and tutorials with ongoing analysis of the effectiveness of the tools will be available. The workshops will be dynamic and the activities will be adapted considering the profile of the student and complemented with an ongoing evaluation of the actions and the dissemination of products and services. Students should be able to collaborative communication, integrating the skills developed in communication environment with multiple resources and multidimensional information. All materials produced will be exhibited during the science fair that will take place along with the Academic Week / Extension. It is intended to contribute to the improvement of the processes of inclusion of citizens in the information society, through the creation and implementation of a training model based on digital and information literacy. |
Resumen: | La competencia en la información es un conjunto de habilidades y competencias desarrolladas de una manera disciplinada y coherente, capaz de preparar a una persona sea más autónomo en la búsqueda y el uso de la información. Con un ciclo completo de acciones, los estudiantes de postgrado primero deben darse cuenta de sus limitaciones y necesidades, el contexto en el que opera, a continuación, iniciar la búsqueda de información que satisfaga sus necesidades. Es en bibliotecología que la búsqueda y recuperación de información están trabajado en metodologías científicamente avanzadas. En este trabajo se describe el programa, cuyo objetivo es crear un modelo de competencia en información bajo la ética de multivocalidad. El uso de diversos tipos y de información compatible para la enseñanza, investigación y extensión subvencionará la investigación, la creación de redes alentadoras y la acción cooperativa. El objetivo es desarrollar un modelo para la aplicación de habilidades de información que pueden servir para estimular la Iniciación Científica. Además, para crear un conjunto de datos cuantitativos y cualitativos de propiedad para evaluar la competencia necesaria para el aprendizaje y ciudadanía en entornos tecnológicos indicadores. El programa servirá 02 años en 500 estudiantes de pregrado en UNB para una formación multidisciplinar para la realización de la investigación académica y científica. Durante el proceso de investigación y desarrollo de la enseñanza de programación, materiales y tutorías con el análisis permanente de la eficacia de las herramientas estarán disponibles. Los talleres serán dinámicas y las actividades serán adaptadas teniendo en cuenta el perfil del alumno y se complementa con una evaluación continua de las acciones y la difusión de productos y servicios. Los estudiantes deben ser capaces de comunicación de colaboración, la integración de las habilidades desarrolladas en el entorno de la comunicación con múltiples recursos e información multidimensional. Todos los materiales producidos serán exhibidos durante la feria de ciencias que se llevará a cabo junto con la Semana Académica / Extensión. Su objetivo es contribuir a la mejora de los procesos de inclusión de los ciudadanos en la sociedad de la información, a través de la creación e implementación de un modelo de formación basado en la alfabetización digital y la información. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. CC BY NC - Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16953/12859 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.