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Título : Estudo sociométrico de uma instituição alternativa para crianças e adolescentes em situação de rua : construindo uma proposta pedagógica
Otros títulos : Sociometric study of an alternative institution for street children : building a pedagogic proposal
Autor : Conceição, Maria Inês Gandolfo
Sudbrack, Maria Fátima Olivier
Assunto:: Crianças - condições sociais
Estudo
Instituição
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citación : CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. Estudo sociométrico de uma instituição alternativa para crianças e adolescentes em situação de rua: construindo uma proposta pedagógica. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 277-286, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 nov. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200015.
Resumen : Trata-se de investigação sobre uma instituição de atendimento a adolescentes em situação de rua, escolhida pelo fato de os atrair e retirar da marginalidade. O objetivo foi identificar os principais elementos da instituição responsáveis pela fixação e adesão da clientela, visando oferecer subsídios para a construção de propostas pedagógicas de atendimento a meninos de rua. A coleta de dados consistiu na aplicação do teste sociométrico da instituição e em entrevistas individuais com seus membros. A análise dos dados fundamentou-se na Teoria Sociométrica com contribuições da abordagem familiar sistêmica. Os aspectos relevantes para a efetividade do trabalho com meninos de rua foram: a) escolha sociométrica como critério de seleção da clientela; b) afinidade e integração entre os dirigentes da instituição; c) consonância entre a oferta da instituição e a demanda da clientela de "viverem em família"; d) presença de uma figura masculina positiva e forte de autoridade, identificada como "o pai".
Abstract: This is a research of an institution which provides assistance to homeless children which was chosen because it got the children's attention and took them out of the marginality. The research aims at identifying the elements that are mainly responsible for the adherence and maintenance of the clientele to the institution project. The data was complied by means of a sociometric test of the institution and by individual interviews with their members. The analysis of the data was based on the Sociometric Theory and the Systemic Theory contributions. The relevant aspects for an effective work with homeless children were: a) sociometric choice as a selection criteria; b) affinity and integration among the directors of the institution; c) consonance between the institution offering and the children demand "to live in a family environment"; d) presence of a male figure with positive personality and strong authority identified as "the father".
Licença:: Psicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200015
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