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2018_PatríciaColmeneroMoreiradeAlcântara.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSá, Sérgio Araújo de-
dc.contributor.authorAlcântara, Patrícia Colmenero Moreira de-
dc.date.accessioned2018-12-17T17:13:56Z-
dc.date.available2018-12-17T17:13:56Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2018-03-21-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Patrícia Colmenero Moreira de. Eu, Frosina: comunicação romanesca como reconstrução de memórias cinematográficas. 2018. 317 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33213-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPoderia uma vida se alinhar a partir de ranhuras e esboços de uma lembrança? Petra, Naomi, Clarissas e Clarices — autoras, narradoras e personagens — se reclinaram diante do peso da memória. O passado parece conduzir, poderoso, o ritmo de narrativas literárias, cinematográficas e familiares. Este trabalho propõe como metodologia que a ficção é forma única de libertar a vontade da prisão do tempo. O texto é um híbrido de memória e criação assim como funde a investigação do romance à da pesquisa acadêmica. A partir das perguntas e propostas encontradas em Mrs Dalloway, de Virginia Woolf; Elena e Olmo e a Gaivota, de Petra Costa; Sinfonia em branco, de Adriana Lisboa, e Tarachime, de Naomi Kawase, e com o auxílio de pensadores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Friedrich Nietzsche, o romance-tese sobre quatro gerações de mulheres busca responder como o artista pode superar o fardo do eterno retorno.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEu, Frosina : comunicação romanesca como reconstrução de memórias cinematográficaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordFicçãopt_BR
dc.subject.keywordRomancept_BR
dc.subject.keywordAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.keywordFilme e literaturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Could someone’s entire existence be aligned from the grooves and drafts of a memory? Petra, Naomi, Clarissas e Clarices — writers, storytellers and characters —were bent over the weight of a memory. The past seems to lead the way, all-mighty, of the rhythm of literary, cinematographic and family narratives. This thesis proposes as a method that fiction is an unique way of freeing oneself from time’s will to imprison us all. The text is a hybrid between memory and creation, like the merge of the romance novel’s investigation to the academic research. From the questions and proposals found in Mrs Dalloway, by Virginia Woolf; Elena and Olmo and the Seagull by Petra Costa; Symphony in White, by Adriana Lisboa, and Tarachime, by Naomi Kawase, with help from philosophers like Gilles Deleuze, Félix Guattari and Friedrich Nietzsche, the romance-thesis about four generations of women searches for the answer to how an artist can overcome the burden of the eternal recurrence.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
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