http://repositorio.unb.br/handle/10482/33250
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Titre: | Poemas e(m) performance : cartografia de um processo de composição cênica a partir do livro ritos de passagem, de Paula Tavares |
Auteur(s): | Garcia, Priscila Soares |
Orientador(es):: | Pacheco, Sulian Vieira |
Assunto:: | Cartografia Performance (Arte) Tavares, Ana Paula Ribeiro, 1952- crítica e interpretação Poemas |
Date de publication: | 20-déc-2018 |
Data de defesa:: | 8-jui-2018 |
Référence bibliographique: | GARCIA, Priscila Soares. Poemas e(m) performance: cartografia de um processo de composição cênica a partir do livro ritos de passagem, de Paula Tavares. 2018. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Neste trabalho cartografo o processo de composição da performance de alguns poemas do livro Ritos de Passagem, de 1985, da poetisa angolana Paula Tavares, explorando o potencial performático de sua poesia. À cartografia, como método de investigação ancorado na experiência, interessa o processo e o como entro em contato com o meu território de pesquisa. Portanto, aproximo-me dos poemas de Tavares a partir de uma perspectiva pragmática, performática e afetiva, tomando as palavras poéticas como ato que produz efeitos no meu corpo, enquanto primeiro palco de performance. Compreendo que a poesia transita, historicamente, entre escrita e oralidade e, nesta pesquisa, a performance da letra contribui para a performance dos poemas no tempo e no espaço, visto que busco dialogar com o livro Ritos de Passagem e com tudo o que o compõe. Assim, a prática da leitura vocalizada e a performance cênica de poemas são entendidas enquanto níveis diferentes de performance que engajam o corpo do leitor/performador de maneiras distintas, produzindo experiências tão múltiplas quanto únicas. De todo modo, reconheço que quanto maior a presença e o engajamento do corpo no diálogo com o corpus de poemas de Tavares, maior a possibilidade de agregar outras (novas) camadas de significação aos poemas em performance. Em vista disso, busco valorizar o poema enunciado e a gestualidade em contato com a palavra poética na composição cênica de quatro poemas de Ritos de Passagem, trazendo à tona imagens e atmosferas por meio do corpo. O desafio em atualizar os poemas no tempo e no espaço dizem respeito à sua própria materialidade: forma condensada, carregada de metáforas com uma multiplicidade de sentidos que se abrem para muitas possibilidades estéticas. Assim sendo, as questões temáticas (feminino, corpo e ciclos da vida) e os elementos formais da poesia de Tavares me impulsionam a investigar seus poemas por meio da pesquisa da palavra e(m) movimento, buscando compreender como as relações estabelecidas entre palavra poética, gesto e movimento podem trazer novas camadas de sentidos em performance. Desse modo, trago à tona a trajetória de experiências vividas no encontro afetivo com o livro Ritos de Passagem, experiências que se deram através de reflexões e experimentações em processo ativo de pesquisa. |
Abstract: | In this work I map the process of composing the performance of some poems from the book Ritos de Passagem, 1985, by the Angolan poet Paula Tavares, exploring the performance potential of her poetry. For cartography, as a method of research anchored in the experience, it interests the process and how I come into contact with my research territory. Therefore, I approach the poems of Tavares from a pragmatic, performative and affective perspective, taking the poetic words as an act that produces effects in my body, as the first stage of performance. I understand that poetry transits, historically, between writing and orality, and in this research, the letter performance contributes to the performance of the poems in time and space, since I seek to dialogue with the book Ritos de Passagem and with everything that composes it. Thus, the practice of vocalized reading and the scenic performance of poems are understood as different levels of performance that engage the body of the reader/performer in different ways, producing experiences as multiple as unique. In any case, I recognize that the greater the presence and the engagement of the body in the dialogue with the corpus of Tavares poems, the greater the possibility of adding other (new) layers of meaning to the poems in performance. In view of this, I try to value the poem enunciated and the gestuality in contact with the poetic word in the scenic composition of four poems of Ritos de Passagem, bringing to the surface images and atmospheres through the body. The challenge in updating the poems in time and space concerns their own materiality: condensed form, loaded with metaphors with a multiplicity of senses that open to many aesthetic possibilities. Thus, the thematic questions (feminine, body and cycles of life) and the formal elements of Tavares’ poetry impel me to investigate her poems through the search of the word and (in) movement, seeking to understand how the relations established between the poetic word , gesture and movement can bring new layers of meaning into performance. In this way, I bring to light the trajectory of experiences lived in the affective encounter with the book Ritos de Passagem, experiences that have been given through reflections and experiments in an active research process. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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