Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sabourin, Eric Pierre | - |
dc.contributor.author | Silva, Regilane Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T20:11:22Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T20:11:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Regilane Fernandes da. Bases de serviço de comercialização para a agricultura familiar: contribuições para estratégias de ater na promoção de territórios rurais sustentáveis. 2018. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33259 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Segundo registros da I e II Conferências Nacionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, o
acesso a um serviço de assistência técnica especializado, adequado e focado na
comercialização dos produtos da agricultura familiar tem sido demanda forte para as políticas
públicas do governo federal, ao longo dos últimos 12 anos. A constituição da nova Política
Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), em 2004, abriu perspectivas
fundamentais para o alinhamento da ATER às novas demandas do rural brasileiro, pelo
reconhecimento de novas formas organizativas da agricultura familiar, onde temas e práticas
como agroecologia, economia solidária, redes de cooperação solidária, desenvolvimento
territorial, dentre outros, ganham espaço. A dissertação propõe uma análise das Bases de
Serviço de Comercialização (BSC), constituídas em 2007, na ação da Secretaria de
Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),
como tentativa de resposta às demandas dos territórios rurais, em consonância com a
PNATER. O referencial teórico aplicado no estudo de caso da BSC do Território da
Borborema, na Paraíba, considera três dimensões de análise: a ação coletiva e a participação
dos agricultores; as práticas de economia solidária e autogestão; e as inovações em termos de
ATER territorial. A metodologia associa bibliografia, análise de documentos e entrevistas a
gestores e beneficiadores dessa política. A pesquisa mostra as contribuições de um lado e do
outro, as dificuldades e limitações de recursos da BSC no Território da Borborema para poder
consolidar a concepção de ATER proposta pela PNATER. No entanto, o estudo de caso
mostra a importância da assistência técnica especifica em matéria de acesso a mercados e
comercialização para o fortalecimento da agricultura familiar em territórios rurais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bases de serviço de comercialização para a agricultura familiar : contribuições para estratégias de ater na promoção de territórios rurais sustentáveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bases de Serviço de Comercialização (BSC) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | According to records from the 1st and 2nd National Conferences of Sustainable Rural
Development, access to a specialized technical service, adequate and focused on the
commercialization of family farming products has been a strong demand for public policies of
the federal government, over the past 12 years. The creation of the new National Policy for
Technical Assistance and Rural Extension (PNATER), in 2004, opened fundamental
perspectives for the alignment of ATER to the new demands of the Brazilian rural, for the
recognition of new organizational forms of family agriculture, where themes and practices
such as agroecology, solidary economy, solidarity cooperation networks, territorial
development, among others, gain space. The present study proposes an analysis of the
Marketing Service Bases (BSC), constituted in 2007, by the Department of Territorial
Development (SDT), of the Ministry of Agrarian Development (MDA), as an attempt to
respond to the demands of rural territories, in line with PNATER. The theoretical framework
applied to the case study of the BSC in the Territory of Borborema, Paraíba, considers three
dimensions of analysis: the collective action and farmers' participation; the practices of
solidarity economy and self-management; and the innovations in terms of territorial rural
extension. The methodology associates bibliography, document analysis and interviews with
managers and beneficiaries of this policy. The research shows on one hand the contributions
and on the other, the difficulties limited resources of the BSC in the Territory of Borborema
in order to consolidate the new design of rural extension proposed by PNATER. However, the
case study shows the importance of specific technical assistance in marketing for the
strengthening of family farming in rural territories. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|