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dc.contributor.advisorSabourin, Eric Pierre-
dc.contributor.authorSilva, Regilane Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-12-20T20:11:22Z-
dc.date.available2018-12-20T20:11:22Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.date.submitted2018-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Regilane Fernandes da. Bases de serviço de comercialização para a agricultura familiar: contribuições para estratégias de ater na promoção de territórios rurais sustentáveis. 2018. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33259-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2018.pt_BR
dc.description.abstractSegundo registros da I e II Conferências Nacionais de Desenvolvimento Rural Sustentável, o acesso a um serviço de assistência técnica especializado, adequado e focado na comercialização dos produtos da agricultura familiar tem sido demanda forte para as políticas públicas do governo federal, ao longo dos últimos 12 anos. A constituição da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), em 2004, abriu perspectivas fundamentais para o alinhamento da ATER às novas demandas do rural brasileiro, pelo reconhecimento de novas formas organizativas da agricultura familiar, onde temas e práticas como agroecologia, economia solidária, redes de cooperação solidária, desenvolvimento territorial, dentre outros, ganham espaço. A dissertação propõe uma análise das Bases de Serviço de Comercialização (BSC), constituídas em 2007, na ação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como tentativa de resposta às demandas dos territórios rurais, em consonância com a PNATER. O referencial teórico aplicado no estudo de caso da BSC do Território da Borborema, na Paraíba, considera três dimensões de análise: a ação coletiva e a participação dos agricultores; as práticas de economia solidária e autogestão; e as inovações em termos de ATER territorial. A metodologia associa bibliografia, análise de documentos e entrevistas a gestores e beneficiadores dessa política. A pesquisa mostra as contribuições de um lado e do outro, as dificuldades e limitações de recursos da BSC no Território da Borborema para poder consolidar a concepção de ATER proposta pela PNATER. No entanto, o estudo de caso mostra a importância da assistência técnica especifica em matéria de acesso a mercados e comercialização para o fortalecimento da agricultura familiar em territórios rurais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBases de serviço de comercialização para a agricultura familiar : contribuições para estratégias de ater na promoção de territórios rurais sustentáveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordBases de Serviço de Comercialização (BSC)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1According to records from the 1st and 2nd National Conferences of Sustainable Rural Development, access to a specialized technical service, adequate and focused on the commercialization of family farming products has been a strong demand for public policies of the federal government, over the past 12 years. The creation of the new National Policy for Technical Assistance and Rural Extension (PNATER), in 2004, opened fundamental perspectives for the alignment of ATER to the new demands of the Brazilian rural, for the recognition of new organizational forms of family agriculture, where themes and practices such as agroecology, solidary economy, solidarity cooperation networks, territorial development, among others, gain space. The present study proposes an analysis of the Marketing Service Bases (BSC), constituted in 2007, by the Department of Territorial Development (SDT), of the Ministry of Agrarian Development (MDA), as an attempt to respond to the demands of rural territories, in line with PNATER. The theoretical framework applied to the case study of the BSC in the Territory of Borborema, Paraíba, considers three dimensions of analysis: the collective action and farmers' participation; the practices of solidarity economy and self-management; and the innovations in terms of territorial rural extension. The methodology associates bibliography, document analysis and interviews with managers and beneficiaries of this policy. The research shows on one hand the contributions and on the other, the difficulties limited resources of the BSC in the Territory of Borborema in order to consolidate the new design of rural extension proposed by PNATER. However, the case study shows the importance of specific technical assistance in marketing for the strengthening of family farming in rural territories.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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