Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | - |
dc.contributor.author | Rezende, Thiago Anunciação | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-21T18:37:19Z | - |
dc.date.available | 2018-12-21T18:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Thiago Anunciação. A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica: os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água. 2018. xiii, 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33278 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) prevê que a temática ambiental
deve estar presente em todos os níveis da educação formal. É papel de todas as
componentes curriculares discutir esse tema. No entanto, nota-se certa ausência dessa
discussão nos currículos de Física. Nesse sentido, o presente trabalho tem como
finalidade propor um itinerário pedagógico que seja capaz de cumprir em partes essa
pauta. A partir da temática água, foram compilados textos, vídeos e outras atividades,
além da elaboração de outras, com o objetivo de desconstruir algumas concepções de
lugar comum sobre o ciclo deste recurso. Foi utilizado o fenômeno conhecido como
“Rios voadores da Amazônia” para esse fim. A proposta teve com aporte teórico
pedagógico as contribuições de Delizoicov, Angotti e Pernambuco [2002], que buscaram
sistematizar as contribuições de Paulo Freire para o ensino de ciências, que ficaram
conhecidas como os três momentos pedagógicos (3MP), a saber, problematização
inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica : os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National Policy of Environmental Education (PNEA) calls that the environmental
themes should be worked with in every level of formal education. All curricular
components are supposed to discuss this subject. However, there is a lack of this kind
of discussion in Physics curriculums. So, this work aims to propose a pedagogical
itinerary which is able to partially fulfill this request. Through the theme “water”, texts,
videos and other activities were compiled, and other were elaborated aiming to break up
some common sense ideas about the water cycle. The phenomenon known as “Flying
Rivers of the Amazon” was used towards this end. The proposal was anchored at the
pedagogical theories of Delizoicov, Angotti and Pernambuco [2002], who aimed to
systematize the contributions of Paulo Freire for Science teaching, known as the three
pedagogical moments (3PM). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|