Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33278
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2018_ThiagoAnunciaçãoRezende.pdf7,3 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
2018_ThiagoAnunciaçãoRezende_PRODUTO.pdfPRODUTO4,39 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica : os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água
Auteur(s): Rezende, Thiago Anunciação
Orientador(es):: Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto:: Ensino de Física
Educação ambiental
Água
Currículo educacional
Date de publication: 21-déc-2018
Référence bibliographique: REZENDE, Thiago Anunciação. A utilização dos 3 MP para abordagem da temática ambiental no currículo de Física da Educação Básica: os rios voadores da Amazônia e o ciclo da água. 2018. xiii, 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) prevê que a temática ambiental deve estar presente em todos os níveis da educação formal. É papel de todas as componentes curriculares discutir esse tema. No entanto, nota-se certa ausência dessa discussão nos currículos de Física. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade propor um itinerário pedagógico que seja capaz de cumprir em partes essa pauta. A partir da temática água, foram compilados textos, vídeos e outras atividades, além da elaboração de outras, com o objetivo de desconstruir algumas concepções de lugar comum sobre o ciclo deste recurso. Foi utilizado o fenômeno conhecido como “Rios voadores da Amazônia” para esse fim. A proposta teve com aporte teórico pedagógico as contribuições de Delizoicov, Angotti e Pernambuco [2002], que buscaram sistematizar as contribuições de Paulo Freire para o ensino de ciências, que ficaram conhecidas como os três momentos pedagógicos (3MP), a saber, problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.
Abstract: The National Policy of Environmental Education (PNEA) calls that the environmental themes should be worked with in every level of formal education. All curricular components are supposed to discuss this subject. However, there is a lack of this kind of discussion in Physics curriculums. So, this work aims to propose a pedagogical itinerary which is able to partially fulfill this request. Through the theme “water”, texts, videos and other activities were compiled, and other were elaborated aiming to break up some common sense ideas about the water cycle. The phenomenon known as “Flying Rivers of the Amazon” was used towards this end. The proposal was anchored at the pedagogical theories of Delizoicov, Angotti and Pernambuco [2002], who aimed to systematize the contributions of Paulo Freire for Science teaching, known as the three pedagogical moments (3PM).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33278/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.