Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33397
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemObservacionalCriancas.pdf722,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
Observational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modeling
Autor(es): Brasilense, Izabel Cristina da Silva
Flores, Eileen Pfeiffer
Barros, Romariz da Silva
Souza, Carlos Barbosa Alves de
Assunto: Aprendizagem
Videomodelação
Monitoramento
Autismo - crianças
Data de publicação: 2018
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.
Resumo: O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.
Abstract: This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.