Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33509
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_FormacaoDocenteTematica.pdf595,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_TeacherEducationEthnic.pdf591,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015)
Otros títulos : Formación docente y la temática étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação de la ANPED (1995-2015)
Teacher education and ethnic/racial content in ANPEd’s journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015
Autor : Almeida, Neil Franco Pereira de
Amâncio, Márcia Helena
Santos, Sérgio Pereira dos
Sales, Leydiane Vitória
Assunto:: Estado da arte
Raça
Educação
Fecha de publicación : 2018
Editorial : ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Citación : ALMEIDA, Neil Franco Pereira de et al. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230033, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100226&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2019. Epub June 11, 2018. 
Resumen : Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
Abstract: Our goal is to analyze the focus of studies on race, ethnicity and teacher formation published in Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Revista Brasileira de Educação, from 1995 to 2015. By correlating bibliographic and documentary sources, the qualitative approach was the main path of research. The predominance of the race-related subject matters was evidenced in the analysis, followed by ethnics. Correlation between race, ethnicity and other social features that characterize exclusion processes also composed the sample. Another important aspect to be highlighted was that the creation of the Study Group 21 and the Working Group 21 of that association and approval of laws 10,639/2003 and 11,645/2008 seem to directly influence the expansion of publications about racial-ethnic issues in Revista Brasileira de Educação.
Resumen: El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33509/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.