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Title: O brincar e o espaço potencial no ambiente virtual
Other Titles: Playing and potential space in the virtual environment
Authors: Gregório, Gregório De Sordi
Amparo, Deise Matos do
Assunto:: Identificação (Psicologia)
Ambiente virtual
Brincadeiras
Jogos eletrônicos
Issue Date: 2018
Publisher: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Citation: GREGORIO, Gregório De Sordi; AMPARO, Deise Matos do. O brincar e o espaço potencial no ambiente virtual. Ágora, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 71-82, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100071&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2019.
Abstract: Este artigo analisa os impactos subjetivos advindos das novas formas de interação permitidas pelos avanços tecnológicos no campo virtual. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes adultos que possuíam um personagem em jogos online com um complexo mundo virtual. A estratégia metodológica para análise das entrevistas seguiu a análise temática do seu conteúdo e interpretações psicanalíticas winicottianas. Pôde-se constatar que a atividade criativa inserida nesses jogos permite uma interação particular entre o sujeito e o personagem pertencente ao universo virtual, se estabelecendo como potência para a constituição de um espaço potencial e para a emergência de novos processos de subjetivação.
Abstract: This article analyzes the subjective impacts from new forms of interaction allowed by technological advances in the field of virtuality. Semi-structured interviews were conducted with six adults participants who had a character in online games with a complex virtual world. The methodology for the analysis of the interviews followed the thematic analysis of its content and winicottian psychoanalytic interpretations. It was found that creative activity inserted in these games allows a particular interaction between the subject and the character belonging to the virtual world, establishing itself as potency to constitute a potential space and the emergence of new processes of subjectivity.
Licença:: Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100071&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 maio 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007
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