Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_NaturezaCienciaGeografica.pdf306,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia
Otros títulos : "Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training
Autor : Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Silva, Barbara Mayanne
Figuereido, Evelyn L. Dias
Assunto:: Natureza da Ciência
Epistemologia
Geografia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Citación : REIS JUNIOR, Dante F. Costa; SILVA, Barbara Mayanne; FIGUEREIDO, Evelyn L. Dias. "Natureza da ciência geográfica": diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100191&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2019.
Resumen : Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.
Abstract: Absent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science.
Licença:: (CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33572/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.