http://repositorio.unb.br/handle/10482/33679
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_IndiceAcessibilidadeComparacao.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Índice de acessibilidade para comparação dos modos de transporte privado e coletivo Accessibility index for comparison between private and collective transport modes |
Auteur(s): | Bracarense, Lílian dos Santos Fontes Pereira Ferreira, Jéssica Oliveira Nunes |
Assunto:: | Acessibilidade ao transporte local Planejamento urbano Transportes - planejamento Transportes |
Date de publication: | 2018 |
Editeur: | Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Référence bibliographique: | BRACARENSE, Lílian dos Santos Fontes Pereira; FERREIRA, Jéssica Oliveira Nunes. Índice de acessibilidade para comparação dos modos de transporte privado e coletivo. urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 10, n. 3, p. 600-613, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao08. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692018000300600&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019. Epub July 30, 2018. |
Résumé: | Visando uma melhoria qualitativa e/ou quantitativa dos serviços de transporte ofertados e de sua infraestrutura base, observa-se a necessidade de oferecer instrumentos de planejamento que avaliem a acessibilidade, de forma a diagnosticar o nível de atendimento aos usuários pelos diferentes modos de transporte. O presente trabalho propôs a formulação de um índice que permita a comparação da acessibilidade dos modos de transporte privado e coletivo. A proposta é resultado de amplo estudo bibliográfico, buscando-se analisar características, limitações e aplicabilidade de índices desenvolvidos em estudos anteriores. A verificação da aplicabilidade da proposta foi feita com um estudo de caso na cidade de Palmas, TO. O índice formulado reúne variáveis que permitem sua aplicação tanto ao modo privado como ao coletivo, traduzindo em termos de tempo de viagem diferentes variáveis que caracterizam cada modo. Como resultado da análise é possível avaliar de forma integrada e espacializada a acessibilidade a transportes para diferentes categorias de usuários, além de permitir a simulação de intervenções, auxiliando no processo de planejamento urbano e de transportes. |
Licença:: | Licenciado sob uma licença Creative Commons (CC BY). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao08 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.