Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33714
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_Africa...MasNãoMuito.pdf380,11 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: África... mas não muito!: turismo e africanidade em Cabo Verde
África... but not much!: tourism and africanity in Cape Verde
Auteur(s): Lobo, Andréa
Assunto:: Turismo
África
Cabo Verde
Identidade
Nação
Date de publication: 2018
Editeur: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Référence bibliographique: LOBO, Andréa. África... mas não muito!: turismo e africanidade em Cabo Verde. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 943-972, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v838. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300943&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 fev. 2019.
Résumé: O crescimento turístico observado nos últimos anos no arquipélago de Cabo Verde, particularmente na ilha da Boa Vista, é objeto de reflexão deste artigo. Meu interesse é pensar sobre os sentidos de africanidade construídos na relação entre cabo-verdianos e turistas europeus que se deslocam para o arquipélago em busca de experiências africanas em um ambiente calmo, paradisíaco, exótico e tropical. Tais categorias, que permeiam os folders, sites e revistas de turismo no arquipélago, são analisadas como formas de representação e de autorrepresentação nesse contexto relacional que a viagem turística produz.
Abstract: The topic explored in this article is the growth in tourism observed in recent years in the archipelago of Cape Verde, particularly on the island of Boa Vista. My interest is to reflect on the senses of Africanity built in the relationship between Cape Verdeans and European tourists who travel to the archipelago in search of African experiences in a calm, paradisiacal, exotic and tropical environment. These categories, which permeate the brochures, sites and tourism magazines in the archipelago, are analysed as forms of representation and self-representation in the relational context produced by the tourism trip.
Licença:: (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752018000300943&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 fev. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v838
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33714/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.