Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/33725
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EmparelhamentoIdentidadeTEA.pdf704,4 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Emparelhamento por identidade e TEA : efeito de pares de estímulos idênticos como consequência de pareamentos corretos
Autre(s) titre(s): Igualación de identidad y TEA : efecto de pares de estímulos idénticos como consecuencias para la igualación correcta
Auteur(s): Cruz, Kelvis Rodrigo Sampaio da
Melo, Raquel Maria de
Assunto:: Emparelhamento de identidade
Emparelhamento multimodelo
Relações condicionais
Autismo
Date de publication: 2018
Editeur: Sociedade Brasileira de Psicologia
Référence bibliographique: CRUZ, Kelvis Rodrigo Sampaio da; MELO, Raquel Maria de. Emparelhamento por identidade e TEA: efeito de pares de estímulos idênticos como consequência de pareamentos corretos. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 26, n. 2, p. 669-702, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.2-06pt. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200669&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 fev. 2019.
Résumé: Em uma replicação parcial do estudo de Gomes (2011), foi avaliado o efeito da apresentação de pares de estímulos idênticos após pareamentos corretos em tarefas de emparelhamento Típico e Multimodelo. Participaram do estudo 24 indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), divididos em duas condições, com três blocos de tentativas cada: Típico, Multimodelo e os dois tipos misturados. A ordem de exposição foi contrabalanceada entre os participantes de uma mesma condição. Os dois primeiros blocos continham tentativas de treino e de teste e o terceiro bloco apenas tentativas de teste. Na Condição 1, a cada pareamento correto o estímulo modelo era removido da tela e na Condição 2 era apresentado um estímulo composto com dois elementos iguais. Os resultados mostraram que, independentemente da condição e da ordem de exposição as tarefas, as porcentagens de acerto foram iguais ou maiores nas tentativas de teste de Emparelhamento Típico. Na Condição 2, os escores foram superiores aos da Condição 1. Para indivíduos com TEA, o controle pela relação de identidade pode ser afetado pela organização visual das tarefas e por outras variáveis de procedimento tais como as consequências para os pareamentos, a topografia da resposta (clicar ou arrastar), e o critério nos treinos.
Abstract: In a replication of a study by Gomes (2011), the effect of the presentation of pairs of identical stimuli after correct matching was assessed in Typical and Multi-sample matching-to-sample tasks. Twenty-four individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) were distributed in two conditions, each with three blocks of trials: Typical, Multi-sample and a mix of both trial types. The order of exposure was counterbalanced across participants within a condition. The first two blocks of trials consisted of both training and testing trials; the third block consisted only of test trials. In Condition 1, the sample stimulus was removed from the screen upon correct matching; in Condition 2 correct matching was followed by presentation of a compound stimulus with two equal elements. Results showed that, regardless of experimental condition and order of exposure to matching-to-sample tasks, percentage of correct responses was higher in Typical Matching test trials. In Condition 2, scores were greater than in Condition 1. For individuals with ASD, control by the relation of identity may be affected by the visual organization of the tasks and by other procedural variables such as the consequences for matching responses, response topography (clicking or dragging) and the training criterion.
Resumen: En una réplica parcial del estudio de Gomes (2011), se evaluó el efecto de la presentación de parejas de estímulos idénticos después de emparejamientos correctos en tareas de igualación Típica y Multimuestra. Participaron del estudio 24 individuos con Trastorno del Espectro Autista (TEA), divididos en dos condiciones con tres bloques de ensayos: Típico, Multimuestra y los dos tipos mezclados. Los dos primeros bloques tenían ensayos de entrenamiento y prueba, mientras que el tercer bloque tuvo solamente ensayos de prueba. En la Condición 1, el estímulo muestra era retirado de la pantalla después de cada respuesta correcta mientras que, en la Condición 2, un estímulo compuesto con dos elementos iguales era presentado. Independiente de la condición y del orden de exposición a las tareas, el porcentaje de aciertos fue igual o mayor en los ensayos de prueba con emparejamiento Típico. Asimismo, los puntajes fueron iguales o más altos en la Condición 2. Para individuos con TEA, el control por las relaciones de identidad puede ser afectado por la organización visual de la tarea y por otras variables de procedimiento, tales como las consecuencias para las respuestas, la topografía de la respuesta y los criterios de entrenamiento.
Licença:: © O(s) autor(es), 2018. Acesso aberto. Este artigo está distribuído nos termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), que permite o uso, distribuição e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que você dê crédito apropriado ao(s) autor(es) original(ais) e à fonte, fornecer um link para a licença Creative Commons e indicar se as alterações foram feitas.
DOI: http://dx.doi.org/10.9788/tp2018.2-06pt
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/33725/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.