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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33745
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Title: "A cicatriz da passagem" : luto e viagem em Rakushisha, de Adriana Lisboa
Authors: Arruda, Ramon Limeira Cavalcanti de
Orientador(es):: Braga, Cláudio Roberto Vieira
Assunto:: Lisboa, Adriana; 1970- crítica e interpretação
Personagens literários
Luto
Morte - literatura
Issue Date: 7-Jan-2019
Citation: ARRUDA, Ramon Limeira Cavalcanti de. "A cicatriz da passagem": luto e viagem em Rakushisha, de Adriana Lisboa. 2018. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: Esta dissertação propõe uma análise do romance Rakushisha, de Adriana Lisboa, como uma representação do luto e da viagem conjugados por um nexo simbólico. A hipótese que orientou a pesquisa foi a de que a verossimilhança da obra está calcada nessa relação de simbolização entre um âmbito físico, em que há um deslocamento das personagens entre fronteiras de países, e outro psicológico, em que ocorre uma correspondente intramoção na psique delas. Paralelamente, propõe-se a leitura de que a representação realizada pela autora corresponde a um tempo histórico em que a morte se tornou um tabu, e a elaboração do luto ficou obliterada pela obrigação do silêncio e da reserva quanto a sua vivência. O referencial teórico principal usado para a análise incluiu os conceitos de amor líquido e de identidade em Bauman; reflexões sobre luto, falta e perda em Freud, Nasio e Kehl; o resgate histórico da experiência da morte no ocidente apresentado na obra de Ariès e o conceito de verossimilhança em Todorov. A relevância do estudo ficou evidente com a constatação de que o tema não apenas encontra eco em reflexões teóricas de vários campos do saber, como também na publicação de obras ficcionais e autobiográficas a respeito do sofrimento decorrente das perdas na contemporaneidade.
Abstract: This work presents an analysis of the novel Rakushisha, written by Adriana Lisboa, as a representation of grief and travelling intertwined by a symbolic nexus. The study was guided by the hypothesis that the verisimilitude of the referred novel stands in this relationship between a physical ground, where the characters travel across countries, and a psychological one, in which there is a movement inside their psyche. In parallel, the analysis holds that there is a correspondence between the literary representation embodied in Rakushisha and our historical period when death has become a taboo, and, consequently, the experience of grief and mourning has been overwhelmed by the obligation of silence and prudence. The main theoretical framework included the concepts of liquid love and identity in Bauman; the reflections on grief, miss and loss in Freud, Nasio and Kehl; the western historical perspective of death in reconstituted by Ariès and the notion of verisimilitude in Todorov. This dissertation’s relevance could be demonstrated by the echoes of its theme among nowadays theoretical production in a variety of scientific fields, as well as by the publication of fictional and non-fictional narratives approaching the suffering related to loss at the present.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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