http://repositorio.unb.br/handle/10482/33769
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_AugustodeSouzaPippi.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Resposta dinâmica para diferentes modelos de edificações adjacentes acopladas |
Outros títulos: | Dynamic response for different models of coupled adjacent buildings |
Autor(es): | Pippi, Augusto de Souza |
Orientador(es): | Carvalho, Graciela Nora Doz de |
Assunto: | Análise dinâmica Controle estrutural Controle de vibração Edificações |
Data de publicação: | 9-Jan-2019 |
Data de defesa: | 10-Ago-2018 |
Referência: | PIPPI, Augusto de Souza. Resposta dinâmica para diferentes modelos de edificações adjacentes acopladas. 2018. xvi, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | As técnicas de controle estrutural têm origens no campo aeroespacial e nos dias atuais têm sido efetivamente utilizadas para mitigar vibrações excessivas em edificações. Com uma maior densidade populacional em centros urbanos, a demanda por edifícios comerciais e residenciais tem aumentado. Com espaços disponíveis menores, esses edifícios são cada vez mais altos e, consequentemente, mais flexíveis. Dessa forma, as ações dinâmicas, como aquelas oriundas de terremotos e ventos fortes, afetam mais severamente essas estruturas, o que pode causar o seu colapso. Uma técnica de controle que vem se demonstrando eficaz, porém, ainda pouco utilizada, é a técnica de acoplamento estrutural. O princípio dessa técnica é conectar duas estruturas adjacentes por elementos de ligação, utilizando diferentes dispositivos de controle. Geralmente, os modelos utilizados para representar as edificações adjacentes são simplificados com múltiplos graus de liberdade, como o shear frame. Dessa forma, o principal objetivo é estudar numericamente a técnica de acoplamento estrutural utilizando um modelo estrutural estabelecido através de um modelo experimental tridimensional construído em escala reduzida. Como a maioria dos estudos que tratam de acoplamento estrutural utilizam modelos simplificados para avaliar a eficiência dessa técnica, um modelo shear frame é estabelecido do modelo experimental. Foi possível assim, verificar se o modelo simplificado é eficiente em representar a estrutura experimental. Os resultados indicaram a importância da escolha do modelo estrutural na análise do acoplamento estrutural entre edificações adjacentes. Mesmo modelos tridimensionais mais simplificados apontam discrepâncias grandes em relação ao modelo shear frame. |
Abstract: | Structural control techniques have origins in the aerospace field and these days have been effectively used to mitigate excessive vibrations in buildings. With a higher population density in urban centers, the demand for commercial and residential buildings has increased. With smaller available spaces, these buildings are increasingly tall and therefore more flexible. In this way, dynamic loads, such as those caused by earthquakes and strong winds, affect these structures more severely, which can lead to their collapse. A control technique that is proving effective, but still little used, is the structural coupling technique. The principle of this technique is to connect two adjacent structures using different control devices. Generally, the models used to represent adjacent buildings are simplified with multiple degrees of freedom, such as the shear frame. Thus, the main objective is to study numerically the structural coupling technique using a structural model established through a three-dimensional experimental model built on a reduced scale. As most of structural coupling studies use simplified models to evaluate the efficiency of this technique, a shear frame model is established from the experimental model. It was possible to verify if the simplified model is efficient in representing the experimental structure. The results indicated the importance of choosing the structural model in the structural coupling analysis between adjacent buildings. Even more simplified three-dimensional models point to discrepancies in relation to the shear frame model. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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